Escola iniciou atividade nesta semana e o material da coleta será vendido
Educação, diversão e preservação ambiental. A mescla desses três ingredientes resultou em uma gincana iniciada nesta segunda-feira, com a participação dos 850 alunos da Escola Municipal Walter Belian, do bairro Rui Barbosa. Ao longo do ano, crianças e adolescentes, do jardim ao 9º ano, levarão material reciclável para a escola e a turma que juntar mais vence a disputa.
Os alunos levarão o lixo reciclável, farão a separação e a pesagem para, então, colocarem nas bags e ser vendido. A diretora da instituição, Deise Kochenborger, acrescenta que os alunos menores, até o 5º ano, desenvolverão essas atividades durante as aulas de educação ambiental que ocorrem uma vez por semana. Os demais farão nas aulas de Ciências.
Deise esclarece que, na separação, os estudantes serão orientados sobre as diferenças dos materiais e alguns poderão ser utilizados dentro da escola. Ela cita, como exemplos, as garrafas PET que servem como floreiras e as tampinhas dessas embalagens, que poderão ser usadas nas aulas de Matemática no ensino de cálculos. “O que não for aproveitado será vendido a Montepel”, afirma Deise. A separação valoriza o material, pois o preço do quilo varia conforme o tipo de lixo descartável.
“Pode-se dizer que ganhamos três vezes com a gincana”, observa a diretora. Sua constatação leva em consideração o aspecto financeiro, uma vez que o material vendido será transformado em recursos à instituição; há também o aspecto pedagógico, pois ensina as crianças e adolescentes sobre a separação e destino correto do lixo, bem como os danos gerados quando o descarte não ocorre dessa forma; e, outro ganho é com a preservação do meio ambiente, pois o material seguirá o caminho da reciclagem.
A gincana encerra em dezembro e a premiação será definida conforme a turma vencedora, levando em conta sua faixa etária. Deise recorda que, no ano passado, houve uma gincana semelhante, mas por um período menor, de três meses. O engajamento dos estudantes levou a escola a realizar nova atividade neste ano por um tempo bem maior. Ela salienta a mobilização dos alunos, que são incentivados pela competição característica da gincana, e o estímulo ao espírito em equipe.
A ideia de estender o tempo é para que essa preocupação com a separação e o destino correto do lixo se torne um hábito entre os alunos. Ao mesmo tempo, esses estudantes são multiplicadores dessa ação, levando para casa o que aprendem na escola, o que estimula aos demais integrantes da família a assimilarem essa idéia e também colaborarem com o descarte correto.