Feira Literária da PJM é uma imersão nos livros

Com a proximidade do final do ano letivo e da Feira do Livro de Montenegro, as escolas promovem seus próprios eventos. Nesta quarta-feira, dia 25, as instituições municipais Walter Belian e Pedro João Müller – a PJM –, iniciaram atividades culturais que irão até sexta-feira, 27, com presença de escritores da cidade. Pois na PJM, localizada na Costa da Serra, a Feira Literária 2023 é um imersão real no mundo dos livros.

Feira Literária 2023 da Escola Municipal Pedro João Müller - Montenegro RS
Alunos da região pólo da PJM participam com entusiasmo da Feira Literária 2023
Feira Literária 2023 Escola Munipal Pedro João Müller - Montenegro RS
Quadrinhos são releitura do 7º Ano ao livro de Oscar Bessi

Em sala de aula, ao longo do ano, os professores trabalharam com obras de alguns dos autores montenegrinos: Pedro Stiehl; Carlos Fernando, Mariléa Vargas e Taiara Soiani Ribeiro. Também o escritor Oscar Bessi Filho, cujo livro “Rasantes Campeiros – O Mistério da Terra Sem Mal” foi trabalho pela professora de Língua Portuguesa Clarice Schuster com o 7º Ano. “Eles fizeram uma releitura em história em quadrinhos”, explica, ao enfatizar que os temas centrais amizade e inclusão foram preservados.

A diretora Janice Becker destacou a contribuição positiva da presença dos escritores nas escolas, inclusive fechando este ciclo de aprendizado. “Se torna mais interessante para a criança com essa proximidade do escritor”. Ela destacou ainda a novidade desta 21ª Feira Literária, que, pela posição de pólo educacional naquela região do interior, receberá a visita de alunos de escolas das localidades Bom Jardim; Sobrado; Serra Velha; Passo da Serra; Muda Boi e Fortaleza, se aproximando dos 350 estudantes na feira.

Teatro e Música coadunam com livros

Muitos destes convidados estiveram na abertura, e tiveram a oportunidade de assistir outras duas manifestações culturais. Primeiro a arte cênica, com o Teatro Social Tio Tony e seu projeto Palco Mambembe trazendo a esquete “Dom Quixote o Sonhador Solitário”. Os atores Antônio Lopes, o “Tio Tony”, e Milla Ferreira, apresentaram uma releitura da celebre obra de Miguel de Cervantes, arrancando risadas, promovendo abraços e ensinando a importância dos livros e dos sonhos.

Feira Literária 2023 Escola Munipal Pedro João Müller - Montenegro RS
Teatro Social Tio Tony colocou os pequenos leitores dentro de uma das maiores histórias ainda sendo contadas
Joana mostrou um pouco da Gaita
Feira Literária 2023 Escola Munipal Pedro João Müller - Montenegro RS
Amanda encantou com o Violino

Em seguida veio a arte da música, apresentada pela Fundarte com seu Coro Triarte, conduzidos pelos professores Rodrigo Kochenborger e Cíntia Barcelos. Mas antes do canto, o público conheceu dois instrumentos musicais que são ensinados na instituição. Amanda de Castro mostrou a leveza do Violino e Joana Kochenborger trouxe o balanço da Gaita. O encerramento foi com um coral formando por todos os presentes cantando “Fico Assim Sem Você” da dupla Claudinho e Buchecha.

Encontro de descendentes do Mestre Militão

Descendentes de Militão, Flavio e Eduardo se encontraram na Feira Literária do PJM
Descendentes de Militão, Flavio e Eduardo se encontraram na Feira

A Escola Pedro João Müller homenageou o patrono da Feira do Livro de Montenegro deste ano, o coreografo, bailarino e escritor Flavio Azeredo. Ele contou um pouco de sua trajetória; do resgate da Cultura Portuguesa, projeto que o levou à Portugal; e de seus planos futuros, especialmente seu terceiro livro, intitulado “Mulheres da Roça”.

Enquanto falava de seu sucesso, Azeredo salientava que também nasceu e se criou no Interior, sendo que foi na escola da Fortaleza que teve o primeiro contato com a dança. “É importante que vocês valorizem a Educação, valorizem os professores”, orientou.

O momento das perguntas ao patrono foi disputado, pois ele despertou a curiosidade. Foi nesta interação que aconteceu um encontro de gerações, que não poderiam ter sido em outro local, se não em uma escola. O aluno do 5º Ano Eduardo Blanc da Motta, 11 anos, se apresentou como tataraneto de Militão José de Azeredo e questionou Flavio a respeito de sua descendência. Soube então que estava na presença de um parente, bisneto daquele que foi o primeiro professor em Montenegro.

Veja abaixo uma galeria de fotos do primeiro dia da Feira Literária 2023

Últimas Notícias

Destaques