Escolas estaduais preparam a eleição de diretores

Nas urnas. A Secretaria Estadual da Educação estabeleceu que a votação será em novembro em todas as instituições

Já estão correndo os trâmites para as eleições dos novos diretores e vice-diretores das escolas estaduais do Rio Grande do Sul. A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) estabeleceu que a votação ocorrerá – simultaneamente, em todas as instituições -, no dia 27 de novembro, mas as chapas escolhidas em assembleia já precisam registrar suas candidaturas até o final deste mês. Neste ano, a novidade é uma plataforma digital da Secretaria, para o registro de cada chapa.

Os candidatos precisam possuir curso superior na área de Educação, serem estáveis no serviço público estadual e estarem trabalhando no estabelecimento de ensino visado. A existência de um vice-diretor depende do número de alunos atendidos. Escolas com 101 a 250 alunos, por exemplo, precisam de apenas um vice-diretor. As com 251 ou mais, por sua vez, precisam de um vice por turno de funcionamento.

Quem vota nas eleições de novembro serão todos os que compõe o “colégio eleitoral”. São eles, os alunos matriculados a partir do 5º ano, ou maiores de 12 anos de idade; pais ou responsáveis legais dos alunos menores de 18 anos; professores; e demais servidores efetivados ou contratados temporariamente, em exercício no estabelecimento no dia da votação. O pleito terá início às 8h e se encerrará às 21h, na própria escola. A posse, efetiva, dos eleitos só se dará após um curso de gestão escolar, que é obrigatório.

Últimas Notícias

Destaques