Smec e escolas articularam propostas a fim de homenagear a Pátria
Hino Nacional traduzido, caminhada virtual em trilhas e registros fotográficos que destacam a fauna e a flora do município. Essas são algumas das propostas dos professores da escola José Pedro Steigleder para homenagear a Pátria. Na próxima segunda-feira, dia 7, celebra-se o Dia da Independência do Brasil, e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), em conjunto com as escolas municipais de Montenegro, articulou diversas atividades para serem desenvolvidas pelos alunos de forma remota.
Devido às medidas de distanciamento social impostas pela pandemia do novo coronavírus, não ocorrerá desfile no feriado deste ano. Além disso, as aulas presenciais ainda não podem acontecer na cidade. Desta forma, cada escola da rede municipal tem desenvolvido atividades relacionadas a um dos temas: Nacional (Hino Nacional Brasileiro), Regional (a Participação dos Gaúchos na 2ª Guerra Mundial) e Municipal (a Fauna e a Flora do Município de Montenegro).
As ações de homenagem à Pátria tiveram início no dia 17 de agosto, com a chegada do Fogo Simbólico da Pátria, na Estação da Cultura. Na EMEF José Pedro Steigleder, as atividades começaram a ser desenvolvidas no dia 24 de agosto. De forma remota, os estudantes fizeram desenhos e registros fotográficos sobre a fauna e flora de Montenegro, tiveram aula sobre trekking (caminhada em trilhas), também relacionada à fauna e flora local.
Além disso, os alunos entoaram o Hino Nacional brasileiro com tradução em inglês, reproduziram o poema Canção do Exílio, de Gonçalves Dias, e Canto de Regresso à Pátria, de Oswald de Andrade. “Trabalhar remotamente é um desafio diário. Nossos colegas professores têm se desdobrado para atender a todas as propostas sugeridas. E dentro dessas propostas, surgiram trabalhos incríveis, um mais criativo que o outro”, ressaltou a supervisora da escola Steigleder, Cláudia Peris.
“Reinventamos e tentamos ressignificar o dia 7 de setembro. Tudo isso só foi possível acontecer, ao longo deste período de atividades remotas e diversificadas, pelo comprometimento e amor que os professores têm pelo fazer pedagógico, onde ‘aprendemos a aprender’ sempre”, complementou a equipe diretiva da escola.
Uma das atividades propostas pela escola Steigleder é a confecção de uma casinha de passarinho a partir de material reciclável. Os alunos dos sextos anos estão realizando tarefas sobre o texto “O Rouxinol e o Imperador”, de Hans Christian Andersen; os sétimos e oitavos anos estão desenvolvendo trabalhos relacionados ao texto “O Pássaro Cativo”, de Olavo Bilac; e os nonos anos estão fazendo representações artísticas de aves utilizando elementos da natureza baseando-se no “Mito Africano da Criação”, dos Iorubas.
Alunos da Adolfo Schüler estudam a história do Brasil
As atividades para celebrar e homenagear a Pátria também estão sendo desenvolvidas na EMEF Adolfo Schüler. Os alunos do terceiro ano, da professora Patricia Gisele Kerber, estão estudando sobre a história do Brasil, com pesquisas no dicionário, estudo do hino e da bandeira, representação de estrofes do hino através de desenhos, localização do Brasil no mapa mundi, histórias em quadrinhos sobre a Independência e cartazes que homenageiam a Pátria.
“Estamos fazendo uma retomada sobre o que é Pátria, através de questionamentos. Também resgatamos alguns desfiles com fotos de anos anteriores e propusemos aos alunos que realizassem uma pesquisa relacionada ao momento atual, sobre o que a pandemia está influenciando na vida do brasileiro”, salienta Patricia.
Professora de Educação Infantil da Adolfo Schüler, Rejane Dietrich frisa que, neste período, alunos e educadores estão aprendendo de outras maneiras. “É reconfortante quando recebo as tarefas dos alunos, assim como os áudios com beijinhos e desejos de boa noite. A educação se reinventa, se fortalece com a colaboração, paciência e doação de pais, professores e alunos”, enaltece.