Direções atribuem boas médias ao fomento à leitura e pesquisa nas instituições
Projetos, incentivo à leitura e à pesquisa: as escolas de Montenegro e região têm investido fortemente em seus ensinos. Os resultados de tanto empenho foram apontados em última divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Em Montenegro, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Cel. Januário Corrêa foi destaque no índice para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.
Já a Escola Estadual de Ensino Médio São Francisco de Assis, de Pareci Novo, superou a meta planejada para 2019: de 4.1 propostos, a instituição alcançou a média 4.8.
A diretora Maria Elena Reinehr atribui a nota do Ideb a uma série de fatores. “Desenvolvemos um projeto de pesquisa que culmina em uma amostra de trabalhos anual. Dentro dessa proposta, acredito, os alunos desenvolvem muitas habilidades. É um trabalho complexo de investigação, introdução, iniciação científica, com assuntos de interesse deles, o que traz ótimos resultados no aprendizado”, relata.
Com apenas 96 alunos na instituição, Maria Elena também destaca a afetividade cultivada no ambiente. “Como é a única escola de Ensino Médio da cidade, ela acolhe toda essa demanda de estudantes. E nossos professores criam vínculos afetivos muito fortes com os alunos. O afeto é a base para a transformação, principalmente na educação”, pontua.
Os processos de ensino, segundo a diretora, também respeitam as individualidades e especificidades de cada jovem estudante. E isso interfere no resultado. “E focamos bastante na preparação para o Enem. Tanto que ficamos em 15° da região da 2ª Coordenadoria Regional de Educação”, pontua.
No Caí, média 7 nos anos iniciais na Felipe Camarão
Na Escola Felipe Camarão, em São Sebastião do Caí o empenho também é constante. A instituição conseguiu alcançar a média 7 para os anos iniciais do Ensino Fundamental e 5.7 nos anos finais. A escola atende desde o 1° ano do Fundamental até o 3° ano do Ensino Médio, em três turnos.
A diretora Simone Ledur Rossi afirma que o comprometimento com o ensino é muito grande por parte dos docentes. “Desenvolvemos iniciativas durante o ano todo, incluindo um projeto de leitura, que deu muito certo. Como a escola é grande, com mais de 600 alunos, num primeiro momento pensamos em como fazer dar certo. A leitura é sempre muito importante e através delas expandem-se outras áreas de conhecimento”, relata.
Os professores de todas as disciplinas se envolvem diretamente dentro da sua área e levam, inclusive, pessoas referências nos assuntos abordados para interagir com os estudantes, segundo Simone.
“Ano passado realizamos a Feliarte. Esse é apenas um dos exemplos de como buscamos desenvolver e melhorar cada vez mais o ensino aqui”, termina.
Brochier tem destaque em anos iniciais e finais do Fundamental
Em Brochier, a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Erni Oscar Fauth foi destaque nos anos iniciais e anos finais do Fundamental: 5.1 e 6.6 respectivamente.
Para a diretora interina, Rosângela Daniela Machado, o sentimento é de orgulho com as pontuações alcançadas e metas superadas. “Essa recompensa é fruto do trabalho fomentado pelos docentes”, salienta.
Dentro da proposta de ensino, Rosângela explica que são fortalecidos projetos de leitura e literatura, com participação de autores na escola, além de projeto sobre meio ambiente e, à noite, propostas de pesquisa científica no Ensino Médio.
“Mesmo em meio à falta de verbas, o êxito nos processos se deve em grande parte a ajuda dos pais”, conclui.
Ensino Médio em destaque
Em Maratá, o Colégio Estadual Engenheiro Paulo Chaves alcançou 4.3 no Ideb, no Ensino Médio. A diretora Mirtes Maria Sost destaca o foco em questões de vestibular nas aulas, assim como preparação para o Enem.“Acredito que esse seja o diferencial. Também atribuo o resultado a todo o trabalho em equipe desenvolvido no colégio. E além de muito comprometimento por parte de todos, desafiamos os nossos alunos a se integrarem às atividades propostas” , completa.