Ferural e Feurbana acontecem em formato virtual
Alunos e professores da EMEF Professora Maria Josepha Alves de Oliveira, da localidade Porto dos Pereira, escolheram a leitura como tema a ser apresentado na FeRural e FeUrbana 2021. O projeto começou a ser desenvolvido ainda no primeiro trimestre, e contou com a parceria da Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves de Oliveira.
A vice-diretora da instituição, Juliana de Castro Vianna Dapper, conta que a iniciativa surgiu da necessidade de desenvolver mais a questão do gosto e do hábito pela leitura.
“Com a pandemia os alunos ficaram muito distantes do livro. Então a gente pensou de explorar esse espaço da nossa cidade, que é a Biblioteca Pública”, destaca Juliana. Inicialmente a ideia foi trabalhada em casa, com o estímulo da leitura nas aulas remotas.
Mas o marco do projeto foi a visita das turmas à Biblioteca Pública Municipal, que aconteceu em agosto, após o retorno presencial. “Nós fomos até o espaço e conhecemos um pouco da história do seu Hélio Alves de Oliveira, que coincidentemente é primo da Maria Josepha, que é a professora que deu nome para a nossa escola. Então, todos os professores desenvolveram com suas turmas o tema dentro dos componentes curriculares”, diz a vice-diretora.
Após o processo de pesquisa sobre a história de Hélio Alves e também dos prédios de Montenegro onde já funcionou a Biblioteca Pública, os estudantes passaram a desenvolver trabalhos com livros. Surgiram ideias de sacolas literárias e maquetes dos espaços das antigas bibliotecas e da escola onde estudam. Todas as iniciativas desenvolvidas pelos alunos foram organizadas em uma mostra, que está exposta na instituição para visitação de toda comunidade até esta sexta-feira feira, 22.
A escola também fez um vídeo para apresentar o projeto, que será veiculado no sábado, 23, na FeRural e FeUrbana. “O projeto contou com a participação de todas as turmas, e dentro da nossa proposta conseguimos unir dois lugares de nosso município que têm como objetivo proporcionar conhecimento e leitura: a Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves de Oliveira e a EMEF Professora Maria Josepha Alves de Oliveira”, destaca Juliana.
FeRural e FeUrbana enceram neste sábado
A 25ª edição da FeRural e 7ª FeUrbana tiveram início no último dia 18, com a organização de espaços nas escolas municipais para exposição dos trabalhos pedagógicos relativos às temáticas escolhidas pelas instituições. Estes espaços estão disponíveis para receber a visitação das comunidades escolares até hoje, 22. No sábado, 23, os vídeos elaborados pelas escolas, com a apresentação dos projetos trabalhados durante o ano de 2021, serão disponibilizado no site e canal do YouTube das feiras.
Segundo a secretária de Educação e Cultura de Montenegro, Ciglia da Silveira, as feiras têm como objetivo socializar tudo o que é desenvolvido nas instituições de ensino do município em termos de educação. “Achamos muito importante valorizar tudo o que é feito na escola de maneira muito dedicada pelos professores, gestores e de modo especial os nossos alunos”, afirma.
Além dos vídeos, no dia 23 também serão disponibilizados o relato de experiências das propostas que os professores realizaram em conjunto com os seus alunos durante o ano. Esse material também poderá ser acessado no site da feira.