Patrimônio histórico. A Prefeitura promove recuperação no telhado, no forro e nos pisos da instituição do interior
Tombada como patrimônio histórico do município em 2012, a Escola Municipal Professora Mafalda Padilha, situada na localidade de Campo do Meio, está passando por reformas. A Prefeitura promove recuperação no telhado, no forro e nos pisos da instituição.
Conforme o Memorial Descritivo da obra, a cobertura da parte dos fundos está bastante danificada, trazendo riscos aos transeuntes. Ali será feira a recuperação do barroteamento e a troca das telhas, além da colocação de forro de madeira.
Nos pisos também será feito troca em alguns pontos que estão afetados pela incidência de cupins. O novo terá a aplicação de cupincida para proteger o material colocado, também de madeira. O piso da cozinha, ainda, que apresenta desnível, será reformado na empreitada.
Para a diretora da instituição, Aline Kerber Bruniczak, ter o ambiente escolar bem estruturada reflete na própria formação dos alunos. São onze atendidos, do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental. “Compreende-se que um local agradável e acolhedor, que atenda as necessidades dos alunos e seja estimulador para estes, tende a colaborar com o rendimento das crianças, refletindo em sala de aula”, destaca.
Aline adiciona que, dada a importância histórica do prédio tombado, sua preservação tem ainda mais valor. “A comunidade, assim como eu, certamente fica feliz em ver que a gestão municipal preocupa-se com o estado de preservação da escola, que faz parte da história de vida de tantas famílias que aqui residem e que nutrem enorme carinho por ela”, pontua.