Embora muitos subestimem a importância do consumo consciente de água, percebendo-a como um recurso ilimitado, esta é uma concepção equivocada. A presença constante de água em nosso entorno — visível na chuva, rios, lagos, mares, represas e piscinas — cria a ilusão de abundância.
De fato, 70% da superfície terrestre é coberta por água. No entanto, conforme dados da Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, apenas 2,5% dessa água é doce, sendo este o tipo tratado e apropriado para consumo humano. O restante, predominantemente composto por água salgada, destaca a urgente necessidade de preservação e uso racional dos limitados recursos hídricos disponíveis.
“Uso Consciente! Àgua para sempre!” Uma campanha do Jornal Ibiá, traz nesta edição mais dicas para você gastar menos água em sua casa. Confira!
Piscina
Cubra a sua piscina com uma capa quando não estiver usando. As piscinas podem perder até 90% de sua água em um mês por conta da evaporação. A cobertura também evita o depósito de folhas e outros resíduos. Uma piscina limpa precisa de menos trocas de água. Revise sempre a bomba e o filtro, já que o mau funcionamento desses equipamentos aumenta o desperdício de água.
Jardim
Não regue as plantas do seu jardim nos horários de sol forte. Regar o gramado ou o jardim antes das 10 horas da manhã e depois das 7 horas da noite previne o excesso de evaporação – evite também a mangueira. No inverno é possível regar as plantas dia sim, dia não. Com essas medidas, você pode economizar cerca de 96 litros de água diariamente só com as plantas.
Calçadas
Use a vassoura para limpar o quintal, a calçada ou as áreas comuns de prédios e empresas – uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água. Se precisar usar água, prefira equipamentos de limpeza a jato, que usam uma quantidade mínima de água aliada com uma forte pressão.
Carro
Quando lavar o carro, em vez de deixar a mangueira ligada, encha um balde e se limite a usar somente esta quantidade de água. Utilizando um balde para lavar e um para enxaguar, você economiza água, gastando menos de 20 litros em cada lavagem. Em média gastaria 300 litros a cada meia hora de lavagem com mangueira. Utilizando somente os dois baldes, a economia será de mais de 90%.