Na comunidade interiorana de Santos Reis a terça-feira é de retomada da Cooperob (Cooperativa Escolar Osvaldo Brochier), pioneira no Vale do Caí, fundada em 2018. Devido a pandemia de Covid-19, as ações haviam parado com adoção do “homeschooling”, retomadas gradualmente a partir de 2022. Neste dia 8 de agosto foi então realizada Assembleia Geral Extraordinária e Ordinária, que aprovou mudanças no estatuto e as contas da direção interina, e confirmou os novos conselhos de Administração e Fiscal. Foi apresentada a chapa única Restart, com a aluna Stefany Natália Lopes Rhoden na presidência para o biênio 2023/2024.
A cerimônia contou com a presença das famílias; do prefeito em exercício de Montenegro, Cristiano Braatz; e representantes da apoiadora Cooperativa de Crédito Sicredi Ouro Branco. Através do Programa Cooperativas Escolares, o banco fomenta essas organizações estudantis, como forma de criar um espaço de experimentação do trabalho e da gestão partilhada. “Isso oportuniza o desenvolvimento de um jovem com o olhar voltado ao seu entorno”, resume a assessora do Desenvolvimento do Cooperativismo Sicredi, Raquel Schwingel.
O foco deste apoio é despertar desde cedo o espírito coletivo e senso de valorização de sua comunidade; capacitando assim futuras lideranças. Seguindo o slogan “juntos podemos ir mais longe”, o professor Everaldo Marini defende que os alunos conhecem assim o efeito da solidariedade na superação de desafios da vida. “E a partir das experiências escolares conseguem projetar tudo isso para sua vida posterior”, explica o assessor pedagógico contratado pelo Sicredi.
Osvaldo Brochier é solidariedade e união
Nas cooperativas escolares são fortalecidos os pilares fundamentais de liderança, inclusão social, empreendedorismo e educação financeira; conectados com as diretrizes da Unesco para a educação no Século XXI. Este pensamento tem se multiplicado pelo Rio Grande do Sul, como confirmou a integrante do Conselho Estadual de Educação, Ana Rita Berti Bagestan, presente na cerimônia. Ela assinalou que, por iniciativa exclusiva das comunidades escolares, o estado é o que mais possui cooperativas dentro de educandários. “Percebe-se claramente a diferença da vida curricular onde há este trabalho”, definiu.
A Cooperob terá orientação da professora Maira Olívia Rodrigues, que em sua falta enalteceu a coragem dos jovens que assumiram esse compromisso. “É uma plataforma importante no aprendizado. Sendo um espaço de crescimento pessoal a coletivo”, declarou. Também o trabalho abnegado dos pais do CPM foi valorizado, ao ponto do professor Marini assinalar que a Escola Estadual Osvaldo Brochier já é assim motivada pelo espírito de cooperação.
Ao receber a palavra, a presidenta Stefany agradeceu a confiança dos colegas e o apoio dos professores, sintetizado na figura da diretora Débora Pohren Batista. A jovem aluna acredita que a experiência na Cooperob será importante para a carreira futura de todos aqueles que passarem pela organização.
Nova formação diretiva
Conselho de Administração
Presidenta – Stefany Natália Lopes Rhoden (9º Ano)
Vice-presidente – Bruno Lorenz de Mello (7º)
1ª Secretária – Luísa de Vargas Ferreira (8º)
2ª Secretária – Kaiana Stein (6º)
1º Tesoureiro – Tomas Afonso Kranz Escher (8º)
2º Tesoureiro – Henrique Zweibrücker (6º)
Diretora de Pesquisa – Antônia Stumm Frobich (7º)
Diretora de Comunicação – Isadora Neu Ajarda (9º)
Vice de Comunicação – Nicolas Gerhardt
Diretora de Educação Cooperativa – Cecília Krein
Conselho Fiscal
Titulares: Ketlyn Carolina da Silva (8º); Emilly Ferreira Maciel (9º); Hagata Rodrigues (7º). Suplentes: Felipe Hoerlle (7º); Vitória Ost (6º); Alvaro Krahl Krug (6º).
*a Cooperob tem hoje 42 alunos – de 6º ao 9º Ano – associados, com cota de R$ 5,00. Alunos do 5º Ano participam de oficina de capacitação para ser um cooperado no ano seguinte.
Veja mais imagens na galeria da fotos do Jornal Ibiá: