Emei repassou 42,4 quilos de tampinhas à Sociedade Beneficente Espiritualista
A Escola Municipal de Educação Infantil Gente Miúda está colaborando com a Sociedade Beneficente Espiritualista (Lar do Menor) na campanha “Tampinha Legal”. Nesta semana houve entrega da primeira parte da coleta à entidade. A professora Cristiane da Silva Lenhardt acrescenta que foram arrecadados 42,4 quilos de tampinhas, com a participação da comunidade escolar.

Tampinha Legal é uma ação socioambiental de caráter educacional, idealizada por três sindicatos do setor de plástico – Sinplast, Simplás e Simplavi – com apoio institucional do Instituto Plastivida e patrocínio da Braskem. A promoção garante um destino adequado a milhares de tampinhas e ainda oportuniza recursos financeiros a dezenas de entidades assistenciais, entre as quais a Sociedade Beneficente Espiritualista.
Na Emei Gente Miúda, a campanha foi lançada na Semana do Meio Ambiente, em junho, pela Patrulha do Verde da escola, e a coleta segue até dezembro com a participação de todas as turmas. São arrecadadas tampinhas de refrigerante, suco, leite, creme dental, achocolotado, detergente, shampoo, entre outros. E todas destinadas ao Lar do Menor. A professora Cristiane salienta a participação das crianças, acrescentando que o recolhimento ocorreu nas casas dos alunos, familiares e em estabelecimentos comerciais. “Todos os dias era uma alegria chegar à salinha e depositar nas bombonas ou caixa as tampinhas trazidas”, observa.
Ela destaca também a participação das famílias, que sempre colaboram com as ações da escola e, tendo em vista o aspecto social da campanha, esse envolvimento foi ainda mais intenso. “Essa atividade só veio agregar ainda mais o projeto anual da escola desse ano: ‘Gente Miúda, Gente que Faz: eu conheço, eu amo, eu cuido’”, afirma. “Sabemos que desde pequenos eles devem ser incentivados a fazerem boas ações, a saberem ajudar ao próximo e assim estarem inseridas na comunidade em que vivem realizando atitudes de e para o bem de todos”, salienta.
Montenegrinos abraçaram a campanha
A diretora administrativa da Sociedade Beneficente Espiritualista, Maria Cristina Kranz, salienta o volume de arrecadação recebida, tanto através das unidades de educação infantil do Lar do Menor, como das escolas, empresas e instituições que colaboram como pontos de coleta de tampinhas. “A comunidade abraçou a causa”, resume Cristina. A estimativa é que cerca de 700 quilos já tenham sido coletados e a primeira entrega aos coordenadores da campanha está prevista para setembro. O valor integral das tampinhas é revertido à instituição.
Saiba Mais
Após coletadas, as tampinhas seguem o caminho da reciclagem na indústria de transformação, dando origem a vários outros produtos, como bancos, painéis para carros, vasos, vassouras, baldes, prendedores de roupas, cabides, cestinhas de supermercado, entre outros.
As tampas não retornarão ao mercado como tampas de embalagem de produtos alimentícios, pois o plástico reciclado não pode ser usado em utensílios para acondicionar alimentos.
Há vários pontos de coletas em Montenegro, incluindo algumas escolas, instituições e empresas, além de todas as unidades educacionais do Lar do Menor.