Obras permitirão que a escola amplie o número de vagas
O prefeito Gustavo Zanatta assinou, nesta quinta-feira, dia 21, a ordem para o início das obras na Escola Municipal Mafalda Padilha, localizada no Campo do Meio, no interior de Montenegro. A instituição, que é uma das últimas “brizoletas” ainda em atividade na região e foi tombada como Patrimônio Histórico Municipal em 2012, passará por ampliações para melhorar suas instalações.
O projeto prevê a construção de um refeitório, lavanderia, estrutura para caixa d’água e novos banheiros. O investimento total será de R$ 397.900,00, com prazo de conclusão até maio de 2025. A obra será realizada pela empresa GSL Construções e Pavimentação Ltda., de Porto Alegre, vencedora da licitação.
Com 45 alunos matriculados na pré-escola, anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação Especial, a escola possui atualmente apenas três salas de aula, uma das quais é usada como refeitório. De acordo com Tiago Vargas, diretor de Educação da Secretaria Municipal de Educação (SMED), a nova estrutura permitirá que essa sala seja liberada para aulas, ampliando a capacidade da escola para receber mais estudantes.
O prefeito destaca a importância da obra para fortalecer o vínculo das crianças com suas comunidades. “Essa ampliação atende ao princípio de que as crianças devem estudar perto de suas casas, recebendo uma educação que esteja vinculada à sua realidade”, afirma Zanatta.