
Com o tema Proteger o Encantamento das Infâncias, a Semana Municipal do Brincar 2025 levou cor, alegria e imaginação para escolas de Montenegro. A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SMED), integra a Semana Mundial do Brincar e envolveu todas as instituições de ensino da rede municipal, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Ao longo da semana, as salas de aula foram ocupadas com atividades que resgatam o brincar como direito e potência educativa.
“Nossa proposta é levar o brincar para além dos muros escolares, ocupando a cidade com alegria, imaginação e convivência”, resume Tatiele Andrade, coordenadora da Educação Infantil da SMED. A programação incluiu oficinas criativas, contações de histórias, rodas de conversa, gincanas e jogos tradicionais, sempre com foco na espontaneidade e no vínculo entre crianças, professores e famílias.
Mesmo com o tempo chuvoso em alguns dias, as escolas se reinventaram e mantiveram a energia da proposta. A SMED destaca que o brincar não apenas diverte, mas também desenvolve competências essenciais como empatia, cooperação, criatividade e resolução de problemas. “Resgatar o brincar é garantir o desenvolvimento pleno das crianças e fortalecer os vínculos entre escola, família e comunidade”, enfatiza Tatiele.
Ao longo da semana, a reportagem do Ibiá visitou duas escolas que participaram da iniciativa para mostrar como o brincar se concretizou na prática. Em cada uma delas, o encantamento das infâncias ganhou vida de formas únicas, com base nas realidades locais e na criatividade de suas equipes.
Brinquedos, fantasias e gincana agitam a Henrique Pedro Zimmermann

Na localidade de Passo da Serra, a EMEF Henrique Pedro Zimmermann demonstrou como o brincar pode ser integrado à rotina mesmo em uma escola de Ensino Fundamental. Entre os conteúdos curriculares e os desafios da faixa etária, os alunos encontraram espaço para se expressar por meio do lúdico, em uma semana de atividades pensadas com carinho pela equipe pedagógica.
“Foi uma semana muito legal, muito diferente e diversificada”, conta a diretora Andrea Paula da Rosa. Ela explica que mesmo em um contexto onde os conteúdos escolares pesam mais, o brincar não apenas é possível como necessário. “Trouxemos a importância da Semana do Brincar dentro do ambiente da escola, mesmo sendo uma escola de Ensino Fundamental, e o quanto é importante as crianças aprenderem brincando, de forma lúdica”, afirma.
A programação contou com exposição dos brinquedos preferidos dos alunos, confecção de brinquedos com materiais recicláveis e dia da fantasia com desfile. Além disso, a diversão ficou completa com sessão de cinema com o filme Toy Story, roda de conversa sobre a história dos brinquedos, dança e jogos como jogo da velha e brincadeiras antigas. O encerramento ficou por conta de uma animada gincana com atividades em equipe.
“Através do brincar, eles trabalham criatividade, interação e muitos outros aspectos. Foi uma semana bem ativa, mesmo com esse tempo de chuva que a gente teve”, relatou Andrea. Ela destaca a relevância da iniciativa para ampliar a convivência e o aprendizado dos alunos. “As atividades foram muito lúdicas, muito práticas, para eles perceberem como a interação envolve também os conteúdos que temos que trabalhar”, completa.
Os estudantes aprovaram. O aluno Aquiel, do 4º ano, disse que gostou mais da brincadeira de acertar o balde e classificou as atividades como “legais e engraçadas”. Já o pequeno Antônio, do 1º ano, destacou a corrida do saco e o boliche como seus preferidos. “Gostei mais do boliche, porque consegui acertar muitas vezes”, contou sorrindo.

Na EMEI Santo Antônio, o brincar é parte do cotidiano
Na EMEI Santo Antônio, a ideia de que brincar é coisa séria é levada ao pé da letra. Ali, o brincar está inserido no cotidiano pedagógico o ano inteiro, mas a Semana do Brincar trouxe um fôlego novo às rotinas da Educação Infantil, com atividades que resgatam tradições e promovem ainda mais interação entre as turmas.
“Na educação infantil, a gente tem todos os dias o dia do brincar, porque é brincando que eles aprendem, que se comunicam e que interagem”, afirma a diretora Rosângela da Silva. Mesmo assim, ela destaca a importância de uma semana dedicada exclusivamente ao tema. “Essa semana é para lembrar dessa importância, porque nós fazemos sempre. Mas é também um chamado para as séries iniciais, que muitas vezes deixam o brincar de lado quando a criança sai da educação infantil”, pontua.

A programação na EMEI Santo Antônio deu ênfase às brincadeiras folclóricas, às atividades ao ar livre e à criação de brinquedos com materiais recicláveis. A intenção era desacelerar a rotina agitada das crianças e oferecer experiências com brinquedos não estruturados. “A gente sabe o quanto é importante eles desacelerarem com essa questão de internet e do mundo virtual, e começar a brincar com o que realmente é brincável”, comenta Rosângela.
Mesmo com o tempo instável, as atividades não pararam. As brincadeiras foram adaptadas para a área coberta e as salas de aula, com destaque para a interação entre turmas diferentes, algo que, segundo a diretora, é uma alegria e muito importante. Houve também o tradicional dia da fantasia, que empolgou a todos. “Aqueles que não vieram com fantasia, a professora já deu um jeito de elaborar uma fantasia para eles”, destaca a diretora.
Outro momento especial da semana foi o passeio planejado para explorar os espaços do bairro, incluindo a pracinha próxima à escola, que havia sido desativada e está voltando a ser utilizada. A atividade foi pensada como oportunidade para estimular as crianças a imaginar e projetar novos espaços de brincar. Para Rosângela, trazer a ludicidade para o centro da prática pedagógica é essencial. “Eles aprendem muito brincando, e a gente consegue conhecer mais deles. Não é só em sala de aula que se aprende, mas em todos os espaços do entorno da escola também”, conclui.