Quatro escolas especiais da região organizam o documento que norteará as atividades das instituições do 11º Conselho das Apaes do Rio Grande do Sul
As coordenadoras pedagógicas das unidades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Montenegro, Portão, Novo Hamburgo e Campo Bom estão realizando uma série de encontros mensais para a elaboração do Planejamento Educacional Especializado (PEI). O trabalho serve como norteador das ações pedagógicas que são trabalhadas dentro das escolas para pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
Atualmente as atividades já ocorrem, segundo Ana Cristina da Rosa, coordenadora de Ações Pedagógicas do 11º Conselho das Apaes do Rio Grande do Sul e coordenadora pedagógica da Escola Especial Nossa Senhora Medianeira, de Montenegro. “Estamos registrando e montando o PEI das escolas que compõem o nosso conselho a partir do Documento Norteador Educação e Ação pedagógica que recebemos em um encontro que apresentou o projeto”, diz Ana Cristina.
Os encontros ocorrem mensalmente em uma das quatro escolas, reunindo a coordenação pedagógica das instituições. Michele Conti Ferreira, coordenadora da Escola Especial Raio do Sol, de Portão, esteve com Ana Cristina na manhã de ontem, 17, na Apae Montenegro. Juntas, as profissionais deram seguimento a elaboração do PEI. As representantes das outras duas escolas não puderam participar do encontro dessa segunda-feira.
A conclusão dos trabalhos deve acontecer ainda neste ano para que o PEI do 11° Conselho seja apresentando às demais escolas no início o próximo ano, quando também deve iniciar a implantação deste documento que servirá como instrumento de avaliação e planejamento.