Alunos de três escolas são premiados em Mostra Regional

Três instituições de ensino público (na área de cobertura do Ibiá) estão entre as melhores da II Mostra Científica das Escolas da 2ª CRE, realizado quarta-feira, dia 06, em Novo Hamburgo. A Escola Estadual de Ensino Fundamental Aurélio Porto, em Montenegro, teve o projeto “Vale da Felicidade” premiado em 3º Lugar, categoria Trabalhos Artísticos – Fundamental I. Ele foi desenvolvido pelas alunas do 4º Ano, Mary Jane Soares Machado, Maria Eduarda da Rosa, Isabella Flores Steigleder e Layla de Oliveira, a partir de poema da montenegrina Márcia Martiny. A orientação é da professora Claudia Rita de Oliveira.

Alunas e professores da Aurélio Porto na premiação. Foto: Arquivo Pessoal

Essa é uma grande conquista, especialmente no que tange o conhecimento científico, mas também a autoestima da comunidade escolar após a catástrofe climática de maio, onde a escola no Centro foi severamente atingida. “Diria que, após tantos desafios vividos em 2024, nossa escola se reconstrói, mantendo o foco na constante busca pela qualidade de ensino; e dedicando essa premiação aos professores e alunos”, declarou a diretora Andreia Kerber Oliveira.

 

Escola Técnica São João Batista - primeiro lugar na Mostra Regional
Desempenho em tema de alta relevância coloca alunas do São João Batista na Estadual. Foto: Arquivo Pessoal

Montenegro conquistou também um 1º Lugar entre as escolas de Ensino Médio, categoria Trabalhos Científicos. As alunas Nicolle Lopes e Rafaela Gomes, do 2º Ano (Turma 124) na Escola Estadual Técnica São João Batista, defenderam o tema “Análise sobre o impacto da violência sexual contra a mulher: um estudo exploratório de caso”; orientadas pela professora Janaina Käfer. Com a conquista, foram habilitadas à Etapa Estadual (Porto Alegre, em data). Mas antes, elas se unem aos colegas na feira interna da São João Batista, a Expotec, nos dias 12 e 13 deste mês, no Ginásio Domingão.

Escola de Brochier traz um 2º Lugar

Alunas da E.E.E.M. Erni Oscar Fauthm Amanda, Emanuelly e Mirella representaram Brochier. Foto: Arquivo Pessoal/ Escola

Na região de cobertura do Ibiá, a instituição premiada foi a da Escola Estadual Erni Oscar Fauth, de Brochier. O projeto “Dançando na França” foi 2º Lugar entre Trabalhos Artísticos do Ensino Fundamental II, premiando suas autoras Amanda Maria Haupentahal, Emanuelly de Lins Kerber e Mirella Schaffer da Silva.

Ao todo, foram 60 projetos científicos e artísticos, avaliados por 35 profissionais externos. Participaram da Mostra Científica Regional estudantes dos anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, e do Ensino Médio. Os três primeiros colocados em cada categoria receberam premiação e o 1º lugar se credenciou para a etapa estadual da Mostra.

O evento faz parte do projeto “Futuros Equânimes”, que tem como objetivo incentivar a pesquisa científica e promover o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis nas escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul. A realização prevê etapas regionalizadas por Coordenadoria, sempre sob orientação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Últimas Notícias

Destaques