Três instituições de ensino público (na área de cobertura do Ibiá) estão entre as melhores da II Mostra Científica das Escolas da 2ª CRE, realizado quarta-feira, dia 06, em Novo Hamburgo. A Escola Estadual de Ensino Fundamental Aurélio Porto, em Montenegro, teve o projeto “Vale da Felicidade” premiado em 3º Lugar, categoria Trabalhos Artísticos – Fundamental I. Ele foi desenvolvido pelas alunas do 4º Ano, Mary Jane Soares Machado, Maria Eduarda da Rosa, Isabella Flores Steigleder e Layla de Oliveira, a partir de poema da montenegrina Márcia Martiny. A orientação é da professora Claudia Rita de Oliveira.
Essa é uma grande conquista, especialmente no que tange o conhecimento científico, mas também a autoestima da comunidade escolar após a catástrofe climática de maio, onde a escola no Centro foi severamente atingida. “Diria que, após tantos desafios vividos em 2024, nossa escola se reconstrói, mantendo o foco na constante busca pela qualidade de ensino; e dedicando essa premiação aos professores e alunos”, declarou a diretora Andreia Kerber Oliveira.
Montenegro conquistou também um 1º Lugar entre as escolas de Ensino Médio, categoria Trabalhos Científicos. As alunas Nicolle Lopes e Rafaela Gomes, do 2º Ano (Turma 124) na Escola Estadual Técnica São João Batista, defenderam o tema “Análise sobre o impacto da violência sexual contra a mulher: um estudo exploratório de caso”; orientadas pela professora Janaina Käfer. Com a conquista, foram habilitadas à Etapa Estadual (Porto Alegre, em data). Mas antes, elas se unem aos colegas na feira interna da São João Batista, a Expotec, nos dias 12 e 13 deste mês, no Ginásio Domingão.
Escola de Brochier traz um 2º Lugar
Na região de cobertura do Ibiá, a instituição premiada foi a da Escola Estadual Erni Oscar Fauth, de Brochier. O projeto “Dançando na França” foi 2º Lugar entre Trabalhos Artísticos do Ensino Fundamental II, premiando suas autoras Amanda Maria Haupentahal, Emanuelly de Lins Kerber e Mirella Schaffer da Silva.
Ao todo, foram 60 projetos científicos e artísticos, avaliados por 35 profissionais externos. Participaram da Mostra Científica Regional estudantes dos anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, e do Ensino Médio. Os três primeiros colocados em cada categoria receberam premiação e o 1º lugar se credenciou para a etapa estadual da Mostra.
O evento faz parte do projeto “Futuros Equânimes”, que tem como objetivo incentivar a pesquisa científica e promover o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis nas escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul. A realização prevê etapas regionalizadas por Coordenadoria, sempre sob orientação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).