Cerimônia de premiação ocorre em Santa Cruz do Sul
Ocorre na manhã desta quinta-feira, 22, em Santa Cruz do Sul, a cerimônia de premiação dos vencedores da 8ª edição do “Concurso de Redação Tributação e Cidadania” organizado pelo Comitê Tributário Permanente de Santa Cruz do Sul. O comitê é composto por uma série de entidades e órgãos públicos – dentre eles, a Unisc, a Receita Federal, a Receita Estadual, a OAB e a Associação das Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul – com foco em debater temas vinculados à tributação e à aplicação de recursos públicos.
O concurso de redação visa fomentar, nos jovens, reflexões sobre o assunto junto a estudantes de Montenegro, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Vera Cruz. A edição atual teve como tema a Educação Financeira; e teve 104 trabalhos remetidos à avaliação da Academia de Letras de Santa Cruz do Sul. 21 foram destacados como os melhores, de acordo com critérios de conteúdo, criatividade e pertinência. Três desses são de autoria de estudantes montenegrinas.
“Embora eles sejam muito jovens, eles já têm potencial para pensar nesses assuntos”, avalia a professora Rosane Manhães da Rocha Faria de Oliveira, que leciona Português na Escola Estadual Dr Jorge Guilherme Moojen. Sua aluna do sétimo ano, Ana Luísa Manhães de Oliveira, de 13 anos, foi uma das vencedoras. “Nós começamos fazendo um texto inicial coletivo, vendo o que cada um conhece sobre o assunto e depois cada um partiu pra fazer o seu próprio texto. Quando nós vemos um resultado assim, num concurso que vai pra fora do Município, é muito importante e acaba motivando os outros alunos, também”, completa a educadora. É o terceiro ano consecutivo que um aluno seu é premiado no concurso, mas essa edição tem um gostinho ainda mais especial. Ana Luísa, a aluna, é filha da professora. “É uma alegria ainda maior”, comenta Rosane. Incentivada pela mãe, a jovem Ana Luisa tem paixão pela escrita e, além da sala de aula, já tem contato, em casa, com conhecimentos relacionados à Educação Financeira. “Tudo o que a gente leva pra vida adulta, a gente aprende enquanto jovens”, reflete a estudante. Ela ficou na segunda colocação dentre as montenegrinas.
Esse contato com o conhecimento em casa também foi diferencial para a aluna Manuela Vargas Ritter, do 7º ano da Escola Municipal Cinco de Maio. Ela ocupou a primeira colocação dentre as redações de Montenegro. Seu trabalho foi orientado pela professora Daniela Cristina de Souza Ulrich. “Ela passou o conteúdo e falou para a gente pesquisar mais sobre ele. Eu escrevi sobre os jovens não terem muito conhecimento da educação financeira, de não saber lidar com dinheiro, de gastar com coisas não essenciais. Lá em casa, a minha mãe me ensina bastante sobre isso”, explica Manuela, que tem treze anos de idade.
Completando o trio, está a aluna Luily Rebeca da Silva dos Santos, de 14 anos, estudante do 8º ano da Escola Municipal José Pedro Steigleder. A professora orientadora, Simone Rambor da Silva, explica que a Educação Financeira é tema recorrente das aulas das turmas dos anos finais da instituição de ensino, dentro de um projeto desenvolvido desde 2019 em parceria com o Sicredi. O trabalho ajudou a embasar a redação vencedora, que focou em maus hábitos financeiros. “Eu escrevi sobre a importância de economizar pro meu futuro e de não gastar com coisas que não vão ter retorno”, explica Luily. A premiação, às três, ocorrerá no campus da Unisc, em Santa Cruz do Sul. Haverá entrega de medalhas e certificado; e o sorteio de um prêmio especial à escola participante.