Inovação e empreendedorismo são os temas centrais do ACI Future
Na manhã dessa quarta-feira, 12, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montenegro e Região (ACI) deu início a um novo projeto no Colégio Sinodal Progresso. Direcionado aos alunos do 9° ano da escola, o ACI Future terá aulas semanais, sempre às quartas-feiras, com foco em inovação e empreendedorismo. No final do projeto, os estudantes terão que apresentar, em grupos, uma startup.
A primeira atividade foi ministrada pelo presidente da ACI, João Batista Dias, o Tita, um dos idealizadores do projeto. “A ideia é passar para esses alunos de nono ano, como é que funciona todo o processo de criar uma empresa, de empreender, na hora de definir qual é o produto, como funciona o processo de venda, como funciona o processo de definição de mercado… Então, teremos 40 aulas com profissionais diferentes para passar essa habilidade aos estudantes”, explicou Tita.
O idealizador destacou ainda que cada aula será uma experiência diferente para os jovens. “Vamos trazer profissionais da cidade, profissionais reconhecidos no Estado e, inclusive, alguns reconhecidos nacionalmente (para ministrar as aulas). São pessoas das mais diferentes áreas para colaborar com esses adolescentes”, complementou.
O ACI Future tem a parceria do Grupo Front, que tem o Dr. Jorge Gerdau como conselheiro principal. Na primeira aula, os alunos ganharam o livro “A Busca”, escrito por Gerdau. E a primeira atividade do projeto será justamente sobre o livro. Ao término das aulas, a avaliação final dos alunos será um Pitch de Negócios. Após a conclusão, os estudantes receberão um certificado de participação.
Feliz por colocar o projeto em prática, Tita também quer levar a iniciativa para as escolas públicas. “Como presidente (da ACI), acho que este é o projeto mais ousado que realizamos. Já vinha pensando há bastante tempo, precisávamos fazer alguma coisa pela educação. Estamos começando por uma escola privada, mas o objetivo é alcançar a escola pública, e colaborar com ainda mais crianças”, finaliza.

As primeiras impressões dos alunos
A aula inaugural do projeto empolgou o jovem Gabriel Zimmer. “Achei uma nova oportunidade de ampliarmos o nosso conhecimento nessas áreas. É fundamental na nossa vida, tanto na vida social, como na nossa carreira profissional que vamos seguir. É uma maneira de encontrarmos as nossas vocações, o que vamos seguir no futuro. Um conhecimento expandido sobre esse tema poderá nos ajudar em grande parte da vida”, declarou.
Arthur Kindel Rotta já teve algumas ideias de startups após a primeira atividade. “Abriu várias portas e ideias para nós. Tenho um grande interesse pela área da computação. Já programo faz um tempo e gostaria de criar uma startup relacionada a isso”, pontuou.

Focado, Gabriel Zimmer já formou seu grupo e está debatendo ideias com seus colegas. “Estou bem pensativo. O empreendedorismo pode ser uma ferramenta para encontrarmos o que queremos ser quando crescer. Estava dando uma olhada no livro do Jorge Gerdau, que foi apresentado para nós, e o trecho dos valores me chamou atenção”, comentou.
“Gostei muito da primeira aula, acredito que será um ano muito legal com esse novo projeto. Isso vai fomentar nossa criatividade, para quem sabe no futuro ter algum negócio, ser um grande empresário. Gosto da área de negócios, de investimentos, da parte digital”, enfatizou o aluno Bernardo Essvein.
O estudante Artur Tonin ainda não definiu o tema principal de sua startup, mas já definiu as áreas que gostaria de realizar seu trabalho. “Sou curioso, acredito que o projeto vai dar bem certo. Acho muito legal a área da saúde e questões que envolvem o meio ambiente. Acho bem importante ter algo relacionado a isso”, salientou.

Próximas aulas do projeto:
19 de março – O que é um modelo de negócio
26 de março – Avaliação de Perfil
2 de abril – Tipos de Inovação
9 de abril – Startup
16 de abril – Contabilidade
23 de abril – Mindset do Empreendedor
30 de abril – Gestão de Pessoas
7 de maio – Relações e Network
14 de maio – Agro e Agroindústria