Milhares de estudantes estão retornando nesta quinta-feira, dia 23, às salas de aulas em Montenegro para o início do ano letivo na rede municipal de ensino e também na rede estadual de ensino. A volta dos estudantes para as escolas foi, na manhã de hoje, marcada por abraços, risos e, claro, estudos.
Aluna do 8º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) José Pedro Steigleder, Tais Teixeira, 13 anos, revelou que sentiu falta de ir para a escola. “Estava com saudades dos meus colegas e também de algumas matérias que eram boas”, afirmou. Sua predileção é pela disciplina de História, por gostar das aulas do professor. Segundo ela, a expectativa para esse ano é grande.
Na EMEF José Pedro Steiglder estão matriculados mais de 700 alunos, sendo atendidas turmas do 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental. Não muito distante dali, o Colégio Estadual Ivo Bühler, o CIEP, também começou a receber na manhã desta quinta-feira seus mais de 600 alunos. A instituição de ensino estadual atende alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio, sendo que as turmas do 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental possuem educação integral.
Ali, também havia clima de reencontro entre os alunos. “Estava com saudades. Sentia falta dos amigos e do estudo”, afirmou Gabriel da Silva Fazzioni, 15 anos. O jovem inicia neste ano a caminhada no Ensino Médio e está ansioso. “É uma nova etapa”, apontou. Segundo ele, sua predileção é por disciplinas da área das Ciências, inclusive ele estava interessado em ter contatos com matérias como Química e Física. “Vamos ver no que vai dar”, disse animado.
Porém, o início do ano letivo no CIEP começa com alguns percalços. Segundo o diretor Samuel Borges, há falta de professores de Português, Ciências, História, Espanhol e de currículo. Uma solicitação por esses profissionais já foi encaminhada para a 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Apesar disso, Samuel diz que a expectativa para 2023 é boa.