Vendas do Dia dos Pais devem crescer 10%

Comercial. Projeção de 101,8 milhões de brasileiros comprando

O Dia dos Pais está entre as principais datas comerciais do varejo no segundo semestre e representa uma oportunidade para empreendedores atrair e reter potenciais consumidores. Para esse ano, a expectativa é de que a data movimente R$ 24,09 bilhões na economia nacional. Cerca de 101,8 milhões de brasileiros devem ir às compras no período, é o que aponta os dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Para o presidente do Sindilojas Montenegro, Marcos Roberto Azevedo da Silva, a data rivaliza com o Dia das Crianças, por isso cria boa expectativa nos lojistas. O setor no município não projeta números, mas Silva acompanha os 10% de incremento nas vendas, na comparação com a data festiva do ano passado, previsto pelo Fecomércio RS para todo o Rio Grande do Sul. Ele concorda que o enfraquecimento substancial da pandemia traz um ânimo às pessoas, que querem voltar a confraternizar.

Questionado a respeito do impacto da crise inflacionária e do desemprego, Marcos analisa que os filhos não deixarão de homenagear os pais, optando por itens mais acessíveis. “Não se vê tanta venda da linha branca, de carros e imóveis. Quando isso acontece, para o comércio menor é importante, porque a pessoa acaba comprando um presente melhor para o pai”, aposta. Outra observação importante do dirigente é a respeito da qualificação; onde quem investir em estoque, em novidades e na ampliação da estrutura, estará garantido maior volume de vendas.

Os presentes preferidos dos filhos
De acordo com levantamento realizado pelo Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Sindilojas Porto Alegre, a data deverá movimentar R$ 163 milhões, principalmente com a compra de presentes tradicionais, como roupas (38,9%), perfumes (16,6%) e calçados (10,9%). Mas também por meio de programações, como almoço e jantar (4,6%). A intenção de presentear com esse tipo de experiência, inclusive, foi um dos destaques da sondagem, já que no ano passado essa opção foi citada por menos de 1% dos entrevistados. O gasto médio deverá ficar em torno dos R$ 215,00.

Já aos lojistas, a Fecomércio-RS ressalta os pontos a serem observados para otimizar as vendas. O Dia dos Pais costuma movimentar segmentos específicos, com valores médios significativos, em que se destacam vestuário e calçados; equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, além do tradicional varejo alimentício especializado (chocolates e vinhos). Os mercados devem focar nos itens do almoço de domingo.

Dicas para os lojistas
– Capriche nas vitrines e no seu feed, alinhe suas redes sociais com a data
– Ajude seu consumidor na compra, sugerindo presentes e monte kits;
– Anuncie seus preços e descontos;
– Não perca venda por falta de alternativas de pagamento. O PIX é uma barata e segura;
– Parcelar só vale a pena quando garantir a venda e se sustentar o fluxo de caixa.

Outros itens para o domingo, dia 14
– Bebidas (cerveja artesanal/vinho/espumante): 8,9%
– Acessórios: 8,6%
– Artigos esportivos: 7,1%
– Utensílios domésticos/churrasco: 4,6%
– Livros, chocolates e eletroeletrônicos: 2,6%
– Vale-presente, jóia/relógio e cesta de presente: 2%
– Artigos de decoração: 1,4%

*a intenção de realizar a compra no comércio de rua foi apontada por 53,1% das pessoas ouvidas pelo Sindilojas RS. Quem pretende comprar online representa 15,1%

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