Título do Tesouro Nacional garante aposentadoria extra

O Tesouro Renda+ Aposentadoria Extra, novo título do Programa Tesouro Direto, já está sendo negociado na bolsa de valores brasileira, a B3. O produto permite ao investidor planejar uma data para se aposentar e receber uma renda extra mensal pelo período de 20 anos. A renda, proporcionada pelo acúmulo de títulos ao longo dos anos, será corrigida mensalmente pela inflação, garantindo assim o poder de compra do investidor.

O valor investido será sempre devolvido em 240 prestações mensais que amortizam todo o fluxo investido no produto. O valor inicial de investimento é de cerca de R$ 30,00. Já o período de acumulação de capital, que será a vida desse título, é de sete a 42 anos, dependendo do vencimento escolhido pelo investidor. São oito datas de vencimento do título, de 15 de janeiro de 2030 a 15 de janeiro de 2065, sempre com intervalos de cinco anos entre um título e outro.

Neste título, a taxa de custódia da B3 será isenta para o investidor que carregar o investimento até a data de vencimento, com o limite de até seis salários-mínimos de renda mensal. O investidor que realizar o resgate antecipado dos títulos no período inferior a 10 anos pagará taxa sobre o valor de resgate de 0,50% ao ano. Entre 10 e 20 anos, a taxa cobrada será de 0,20% a.a. Acima de 20 anos, 0,10% a.a. Além disso, não há cobranças de taxas semestrais, ou seja, o investidor só paga a taxa de custódia no momento do resgate que ocorrer antes do vencimento do título.

O Renda+ Aposentadoria Extra foi inspirado em estudos dos professores Robert Merton – Prêmio Nobel Economia 1997 – e Arun Muralidhar. Eles introduziram o conceito de SeLFIES, (Standard-of-Living, Forward-starting, Income-only Securities), produtos financeiros que facilitam o processo de poupar para uma previdência complementar. Conforme o conceito, ele é acessível a qualquer pessoa, que pode determinar a quantidade de ativos que deseja adquirir, com taxas de retorno competitivas, de baixo custo e baixo risco.

Tesouro Direto
O Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional desenvolvido para proporcionar a venda de títulos públicos federais para pessoas físicas. O programa surgiu com o objetivo de democratizar o acesso aos títulos públicos, fomentar a formação de poupança e ser instrumento de educação financeira. A emissão de títulos é 100% garantida pelo Tesouro Nacional. As negociações são realizadas pela internet e o valor mínimo de investimento é de aproximadamente R$ 30,00.

O produto oferece títulos com diferentes tipos de rentabilidade, diferentes prazos de vencimento e diferentes fluxos de remuneração. Além disso, oferece liquidez diária e liquidação de resgate no mesmo dia, sendo a aplicação de menor risco de crédito do mercado.

Últimas Notícias

Destaques