Os cuidados para se ter com a Black Friday

Grande data para vendas que atrai consumidores pelos seus descontos, a Black Friday de 2022 ocorre nesta sexta-feira, 25. No entanto, muitas empresas já apresentam aos clientes diversos descontos desde o início do mês – e devem fazê-lo até o final de novembro. Neste momento de grandes ofertas, é preciso ficar atento para não acabar tendo prejuízo. Confira algumas dicas do Procon RS:

– Pesquise sempre os preços em mais de uma loja.
Hoje em dia, como grande parte das compras é feita pela internet, os próprios buscadores (como o Google) oferecem ferramentas de comparação de preços. Alguns aplicativos para celular e computador podem ajudar nesta tarefa. O aplicativo Menor Preço Nota Gaúcha é uma das alternativas.

– Sempre busque dados sobre as empresas em compras virtuais. Busque o CPF ou CNPJ do vendedor. Faça uma pesquisa na internet sobre a reputação da empresa. O Procon-SP mantém uma lista com os sites que devem ser evitados para compras, devido ao histórico de reclamações e ao fato de não terem sido localizados para solucionar as queixas de consumidores.

– Tire print das páginas de confirmação de pedidos, elas podem ser úteis caso você precise efetuar alguma troca ou reclamar defeito no produto.

– Evite clicar em anúncios que chegam por e-mail. A maneira mais segura é digitar o endereço da loja para procurar o produto desejado. Desconfie sempre de descontos mirabolantes.

– As lojas não são obrigadas a efetuar a troca de produtos (caso de roupas ou calçados que não servem, por exemplo). Porém, é garantido pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) um período de arrependimento de até sete dias, a contar da data de recebimento dos produtos, para que seja efetuada a devolução com retorno do valor em caso de compras feitas pela internet ou por catálogo.

– Caso o produto apresente vício ou defeito, independente de ter sido comprado em loja ou por internet, o fornecedor deve encaminhá-lo para a assistência técnica autorizada, para análise que deve ser realizada em até 30 dias, contados da ordem de serviço. Caso ultrapasse este prazo, ou seja, é inviável o conserto, o consumidor poderá exigir sua troca por outro produto, a devolução integral da quantia paga ou até o abatimento proporcional do preço.

– Fique atento ao parcelamento dos valores de compra. É possível que as lojas cobrem juros que aumentem significativamente o valor do produto em caso de parcelamentos muito extensos. No momento do pagamento, analise se deseja fazer o pagamento com boleto ou cartão de crédito. O pagamento à vista, com o uso de boletos bancários, pode garantir mais descontos.

– Verifique o prazo de entrega, pois durante promoções os prazos podem ser maiores do que o normal.

– Caso precise fazer reclamações, você deve conferir se seu município possui Procon local ou Balcão do Consumidor. Montenegro conta com a Comissão Municipal de Defesa do Consumidor (Comdecon). Caso você more em Município que não conta com Procon municipal, você pode solicitar atendimento ao Procon RS pelo seu site ou solicitar informações através do WhatsApp (51) 3287-6200.

Oferecimento:

Últimas Notícias

Destaques