A chegada de um novo ano é, comumente, acompanhada por uma lista de desejos. São objetivos para os próximos 12 meses que muitas vezes incluem coisas como emagrecer, passar mais tempo com a família, viajar e – ainda – fazer uma reserva de dinheiro e ter mais reda. Quem incluir esse último desejo na sua lista pode seguir uma lista de boas dicas para alcançá-lo. Confira:
1 – Aprenda a dizer “não” ao que não é importante:
Você precisa identificar o que não tem tanta importância para a sua vida. Então, avalie seu dia a dia, seus hábitos e faça uma lista com o que você gosta muito de fazer e o que pode ser deixado de lado. Veja também as coisas com as quais você gasta dinheiro, mas poderia muito bem viver sem e busque excluí-las da sua rotina.
2 – Faça vendas:
Sempre temos no guarda-roupa ou guardados em outros cantos da casa itens que não utilizamos mais, mas que ainda estão em bom estado. Tais itens podem ser facilmente comercializados com a ajuda das redes sociais. Outra opção é atuar como revendedor de cosméticos ou outro tipo de item.
3 – Reserve:
Um bom hábito é reservar a cada mês um valor ao receber o pagamento. Pode ser R$ 50,00 por mês (que se acumularão em R$ 600,00 ao final do ano) ou, como alguns preferem, fazer isso de forma escalonada, aumentado o valor reservado a cada mês.
4 – Planeje suas compras:
Ao definir o que você deseja comprar e guardar dinheiro para adquirir o item desejado, você pode acabar economizando. Isso porque compras feitas à vista costumam vir com desconto no pagamento. Assim, planejar grandes compras (como aparelhos de ar-condicionado ou uma geladeira nova, por exemplo) é uma boa dica.
5 – Tenha objetivos bem definidos:
Saber qual é o seu objetivo é importante para se planejar como alcançá-lo. Assim, você pode se empenhar em economizar e ter disciplina financeira para alcançar o que é desejado – seja uma viagem, um carro novo ou uma gorda poupança.
6 – Conheça todos os seus custos:
Saber exatamente quais são seus gastos fixos e variáveis ajuda a organizar organizar as finanças. Uma boa dica é fazer planilhas com os custos mensais, ou usar aplicativos específicos para este fim. Assim, fica mais fácil saber onde é possível economizar para alcançar seus objetivos.
7 – Use o cartão com sabedoria
O cartão de crédito pode ser aliado na hora de economizar, caso você acumule e use pontos, mas é preciso ter cuidado. Mas eles podem criar uma falsa sensação de que há dinheiro sobrando. Por isso, é preciso utilizá-lo com cautela e sempre pagar a fatura em dia, para evitar o cheque especial – e as altas taxas de juros decorrentes dele.
Oferecimento: