Dados foram divulgados pelo IBGE nessa quarta-feira
Com quatro dos cinco setores analisados registrando desempenho positivo, o setor de serviços fechou o ano de 2024 com alta acumulada de 3,1%. Esse foi o quarto ano seguido de taxas positivas, algo inédito na série histórica, iniciada em 2012. Os dados foram divulgados nessa quarta-feira, dia 12, pela Pesquisa Mensal de Serviços, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Entre 2021 e 2024, o crescimento acumulado chegou a 27,4%. O resultado do último ano também foi superior em relação a 2023, que ficou em 2,9%. No resultado de 2024, quatro dos cinco setores tiveram desempenho positivo. Os serviços de informação e comunicação e os serviços profissionais, administrativos e complementares foram os principais destaques, com crescimento de 6,2% cada.
Os serviços prestados às famílias tiveram alta de 4,4%, enquanto outros serviços tiveram crescimento de 1,1%. O único setor com desempenho negativo foi o dos transportes, com queda de -0,7%. Gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo explicou que esse resultado se deve, principalmente, à diminuição da receita obtida pelo transporte rodoviário de cargas, tendo em vista que a menor safra de alimentos gerou menores fretes.