Prefeitos de Montenegro e Triunfo visitam o Polo

Desafios da indústria química estiveram no centro da agenda

Na manhã dessa terça-feira, 12, representantes das prefeituras de Montenegro e Triunfo foram recebidos por diretores da Braskem e do Comitê de Fomento Industrial do Polo, o COFIP. Na oportunidade, ocorreu uma visita às instalações da planta e foi apresentado um painel sobre as dificuldades enfrentadas pelo setor.

De acordo com Daniel Fleischer, da área de Relações Institucionais da empresa, o segmento vem sendo fragilizado por uma política tributária equivocada, que permite o ingresso no Brasil de matérias-primas vindas do exterior, através da Zona Franca de Manaus. A carga de impostos, por si só, já inibe a expansão do setor. A competição com insumos de fora, sem a mesma tributação, ameaça a produção nacional, colocando em risco milhares de empregos.

A Braskem pede que as lideranças políticas locais se mobilizem junto à bancada federal, em Brasília, e à Assembleia Legislativa para a correção dessas regras. Também pleiteia a redução de alíquotas de impostos estaduais e federais.

Outra preocupação está relacionada ao escoamento da produção pela via fluvial até Rio Grande. A dragagem emergencial do canal Furadinho, no Rio Jacuí, foi concluída para garantir o fluxo de produtos petroquímicos.

Contudo, as previsões de uma forte estiagem no verão colocam a Braskem em alerta, pois a interrupção das dragagens poderá impedir o uso desse modal.“Há mais de 40 anos, o Polo Petroquímico gaúcho impulsiona o desenvolvimento de toda uma cadeia produtiva e estratégica do Estado, que hoje é responsável por cerca de 46 mil empregos e mais de duas mil empresas. Mas o cenário de hoje é muito desafiador, sem equidade, com concorrência desleal de importação de resinas, diferentes alíquotas tributárias em diferentes regiões do Brasil, elevados custos de produção, entre outros fatores. O momento demanda sinergia para a execução de políticas de incentivos combinadas com medidas protetivas da indústria nacional”, destaca o diretor administrativo do Cofip, Sidnei dos Anjos.

O prefeito Gustavo Zanatta garante que está ao lado do Polo Petroquímico do Sul, uma potência histórica e que gera muitos empregos. “Vamos participar dessa mobilização em favor do setor petroquímico. Muitos montenegrinos trabalham no Polo e não podemos perder estes negócios”. A Prefeitura de Montenegro esteve presente ao evento também com representantes da Procuradoria Geral, Secretaria Geral, Secretaria de Gestão e Planejamento e Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Últimas Notícias

Destaques