O Departamento de Defesa do Consumidor (Procon RS) divulgou a pesquisa dos preços de materiais escolares no Rio Grande do Sul, que resultou em uma diferença superior a 3.000%. Ela foi realizada entre os dias 27 e 28 de janeiro, com 23 produtos que integram uma lista básica de ítens e avaliados no comércio de sete cidades (Porto Alegre, Passo Fundo, Rio Grande, Alegrete, Santa Maria, Capão da Canoa e Caxias do Sul).
Os valores variaram conforme região, quantidade, qualidade, marca, entre outros. Na projeção, a lista mais barata custou R$ 32,18, ao passo que a mais cara custou R$ 1.025,37. Na comparação com a pesquisa realizada em janeiro de 2024, também pelo aplicativo Menor Preço Nota Fiscal Gaúcha, é possível identificar que alguns produtos mantiveram o preço estabilizado, quando o foco da comparação é o menor valor cobrado. Contudo, também foi possível identificar produtos mais caros para o consumidor. O levantamento foi realizado por meio do aplicativo Menor Preço Nota Fiscal Gaúcha, desenvolvido pela Receita Estadual, disponível NESTE LINK.
Aplicativo Menor Preço
O consumidor também pode utilizar o aplicativo Menor Preço de forma gratuita, pesquisando os produtos e localizando o local com o menor valor. Os preços podem variar conforme o dia e horário da pesquisa, além das palavras utilizadas, pois o sistema é atualizado em tempo real, assim que uma nota fiscal é emitida.