1º lote da restituição também começa a ser pago em 30 de maio
O prazo final para entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2025, referente ao ano-calendário de 2024, termina no próximo dia 30 de maio. Quem perder o prazo está sujeito à multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a até 20% do imposto devido. Até o momento, mais de 28 milhões de declarações já foram entregues. A expectativa da Receita é de que 46,2 milhões de contribuintes prestem contas até o encerramento do prazo.
Um dos destaques deste ano é o uso da declaração pré-preenchida, que ganha espaço entre os contribuintes por facilitar e agilizar o processo. A modalidade, disponível para quem possui conta gov.br nos níveis prata ou ouro, já foi utilizada em 47,9% das declarações enviadas, número recorde em comparação com anos anteriores.
1º lote em 30 de maio
O primeiro lote de restituição será pago no próprio dia 30 de maio de 2025, mesma data em que se encerra o prazo para entrega da declaração. Ao todo, serão cinco lotes pagos até o fim de setembro, com as restituições sendo depositadas nas seguintes datas: 30 de maio (1º lote), 30 de junho (2º lote), 31 de julho (3º lote), 29 de agosto (4º lote) e 30 de setembro (5º lote).
Recebem primeiro os contribuintes que fazem parte dos grupos prioritários definidos por lei — como idosos, pessoas com deficiência, portadores de doenças graves e professores. No entanto, também tem preferência quem optar pela declaração pré-preenchida e/ou indicar uma chave Pix com o CPF como forma de recebimento.
Como funciona a restituição
Quando o contribuinte tem valores pagos a mais ao longo do ano, ele tem direito à restituição do imposto.
Esse valor é depositado diretamente na conta bancária informada na declaração. A restituição é corrigida pela taxa Selic a partir do mês seguinte ao fim do prazo de entrega da declaração (junho), até o mês anterior ao pagamento, acrescida de 1% no mês do depósito.
Uma vez que a restituição seja liberada para o banco, o valor não sofre mais correções, mesmo que o contribuinte só a receba dias depois. Com o fim do prazo se aproximando, a Receita Federal recomenda que os contribuintes não deixem para a última hora, para evitar sobrecarga no sistema e erros no envio da declaração.
Consulta à restituição a partir desta sexta
A Receita Federal libera nesta sexta-feira, 23, a partir das 10h, consulta ao primeiro dos cinco lotes de restituição de 2025, que contempla 6,3 milhões de contribuintes. Será o maior da história em número de contribuintes e em valor. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores. Ao todo, 6.257.108 contribuintes receberão R$ 11 bilhões. Todo o valor, informou o Fisco, irá para contribuintes com prioridade no reembolso. A consulta poderá ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.