Um guia para aproveitar a vida noturna do Rio de Janeiro

Quem viaja para o Rio de Janeiro geralmente quer duas coisas: curtir a praia durante o dia e aproveitar a noite no estilo dos cariocas.

 

Os cariocas são reconhecidos mundialmente por sua alegria e disposição para se divertir, tornando a vida noturna parte essencial da sua cultura.

Desde os tradicionais botecos do centro, onde é possível experimentar petiscos deliciosos e uma cervejinha “estupidamente” gelada, até os sofisticados bares e boates da Lapa, onde os shows de música são o destaque da noite, a cidade oferece uma diversidade que atrai tanto os moradores quanto os visitantes.

Para quem já comprou sua passagem para o Rio de Janeiro e está de malas prontas em busca de uma experiência verdadeiramente carioca, a noite é uma oportunidade imperdível de mergulhar na cultura local e levar momentos inesquecíveisde volta para casa.

Onde curtir a noite no Rio de Janeiro?

Com uma infinidade de opções, desde bares a clubes noturnos, a capital carioca oferece um leque variado de programas para quem deseja explorar a cidade após o pôr do sol. Para facilitar a escolha, elaboramos esse guia completo cheio de alternativas para tirar o máximo proveito das noites no Rio de Janeiro.

Bares da Lapa

Com suas 13 ruas repletas de bares temáticos, restaurantes e boates, o bairro da Lapa é o centro da vida boemia carioca, oferecendo uma variedade de experiências para todos os gostos.

Uma dos estabelecimentos mais destacados da Lapa é o Rio Scenarium, que chega a ter fila de dar volta no quarteirão. É uma boate majestosa, com três andares e decoração super chique. Fica na Rua do Lavradio.

Para quem viaja sozinho e não abre mão de conhecer a vida noturna do Rio, ou quer uma experiência diferenciada, o passeio guiado pelos bares da Lapa é uma ótima opção. De quebra, permite conhecer muito sobre a história da cena musical da cidade.

Já para aqueles na busca de experiências mais descontraídas, o ideal é se acomodarnas calçadas do bairro da Lapa e apreciar uma cervejinha enquanto a música ecoa pelas redondezas, seja samba tradicional, choro, jazz, ou funk.

Baixo Gávea: ideal para o final de semana

O Baixo Gávea é uma das principais áreas boêmias do Rio de Janeiro, oferecendo uma variedade de botequins, bares e boates, tanto simples quanto requintados. Decidir o que fazer na Gávea não é uma tarefa fácil, visto a quantidade dealternativas disponíveis para aproveitar a “night” carioca.

Algumas das opções preferidas incluem o Dumont Arte Bar, com shows de música ao vivo nos finais de semana. As apresentações no local já contaram com a presença de vários artistasreconhecidos da cena musical internacional.

Outra opção interessante é o B.G. Bar, localizado nas redondezas da Praça Santos Dumont e recomendado para todas as idades e estilos.

Já para quem prefere sair da agitação da calçada e procura alternativas mais tradicionais e elegantespara curtir a dois, o Jockey Club Brasileiro é o lugar ideal. O local prioriza o atendimento personalizado e uma experiência repleta de elegância, onde é possível saborear bons drinks e comidas super saborosas.

Pedra do Sal: roda de samba e cerveja geladaTop of Form

A Pedra do Sal é um local histórico e cultural localizado na região portuária do Rio de Janeiro, mais especificamente no bairro da Saúde, próximo ao Morro da Conceição e também conhecido como “Pequena África”.

Historicamente, a Pedra do Sal era um ponto de encontro para os escravos que trabalhavam nos portos da região. Após a abolição da escravatura, o local continuou a ser frequentado por muitas pessoas, para manter vivas suas tradições culturais, como o samba de raiz. Hoje em dia, é considerado um reduto do samba e da cultura afro-brasileira, sendo palco de animadas rodas de samba do grupo Roda de Pedra que atraem moradores e turistas.

Além de sua importância cultural, a Pedra do Sal também oferece uma vista panorâmica da Baía de Guanabara e é um ponto turístico interessante para quem deseja conhecer um pouco mais sobre a história e a cultura do Rio de Janeiro.

Bares tradicionaisdo centroTop of Form

O Rio de Janeiro possui alguns bares tradicionais, verdadeiros ícones da cidade que atraem milhares de turistas em busca de uma experiência autêntica da cultura carioca.

Jobi: O Jobi é uma instituição no Leblon desde sua abertura em 1952. Os petiscos e o chope geladosão sua marca registrada, além do ambiente descontraído, com mesas lotadas de pessoas relaxando depois de um dia na praia, antes de retornar ao hotel.

Bip-Bip:O Bip-Bip é um autêntico boteco carioca, conhecido pelos shows de música ao vivo. Segundas e terças-feiras são dedicadas ao choro, quartas-feiras à bossa nova, e de quinta a domingo é totalmente dedicado ao samba.

Bar do Omar:O Bar do Omar se tornou um ponto de encontro para a ideologia esquerdista carioca, ganhando destaque após suas posições políticas no Twitter. O ambiente está sempre super lotado.

Clube dos Democráticos: onde dançar coladinho é a ordem

Para os amantes do arrasta-pé, o Clube dos Democráticos é certamente um dos lugares que não pode ficar fora do roteiro durante a estadia na Cidade Maravilhosa.

O clube, localizado na Lapa, é um tradicional espaço cultural, conhecido por sua vibe animada e diversa. Embora ofereça várias opções de entretenimento, as noites dedicadas à dança de forró são as mais famosas e procuradas.

O Clube dos Democráticos é um dos principais pontos de encontro dos amantes da música e da dança, oferecendo uma experiência autêntica da cultura carioca.

O que fazer a noite no Rio de Janeiro com a família?

Para quem está viajando com a família,no Rio de Janeiro também existem opções para passear à noite e aproveitar de momentos especiais. A Cidade Maravilhosa possui uma variada cena cultural, com teatros e cinemas que oferecem programação para todas as idades.

Para famílias com adolescentes, uma boa pedida é o Circo Voador, um dos espaços culturais mais tradicionais do Rio de Janeiro. O local recebe artistas de renome que atraem um público variado, tornando-se uma excelente opção para uma noite cultural.

Por fim, um passeio gourmet, explorando os diversos restaurantes da cidade, é uma atividade perfeita para a família. Para quem tem filhos pequenos, é sempre importante conferir se o restaurante tem trocador, cadeira para bebê e atividades para manter as crianças ocupadas.

Foto: reprodução Internet

 

Últimas Notícias

Destaques