Um dos símbolos de sua estratégia ESG, o programa de economia circular do Grupo Sinosserra – um dos principais players do mercado automotivo gaúcho – gerenciou pouco mais de 90 toneladas de resíduos ao longo de 2023. O trabalho realizado nas unidades Sinoscar Montenegro, Sinoscar Novo Hamburgo e Porto Alegre, promoveu a reciclagem de 66 toneladas de materiais como peças de funilaria, plástico e pneus, além de encaminhar ao tratamento correto outras 24 toneladas de componentes como filtros de ar, óleo, filtro de combustível, embalagens de produtos químicos e resíduos contaminados, entre outros.
A maioria dos itens são oriundos das oficinas. Uma pequena parte se refere a dejetos comuns das áreas administrativas das lojas. Apenas 3% do total de quase 93 toneladas de resíduos gerenciados ao longo de 2023 foram destinados a aterro sanitário, tais como rejeitos orgânicos.
Em Montenegro, foram recicladas 9,91 toneladas de resíduos. Outras 4,63 toneladas receberam tratamento. A iniciativa está em fase de implementação da unidade Sinoscar Canela, que deverá coletar os primeiros resultados a partir do mês de março.