Montenegrina é coautora em livro sobre mulheres na área de finanças

Projeto idealizado pela Editora Leader, de São Paulo, a série “Mulheres” é composta por diferentes obras literárias que mostram a atuação da mulher nos mais diversos espaços da sociedade. Lançado oficialmente nessa terça-feira, 7, na capital paulista, um desses livros é o “Mulheres nas Finanças”. Ele traz experiências reais sobre os desafios e as oportunidades abraçados por quem fez seu nome na área. Uma das coautoras é montenegrina.

Maria Elisabete Griebeler, hoje diretora financeira do Grupo Imec, é sócia-fundadora de três empresas em Montenegro. Tem formação em Contabilidade, pós-graduação em Controladoria e formação em Coaching; com experiência profissional em organizações de porte: onze anos na Ambev e mais onze anos na Stemac S/A. E é um pouco de toda essa trajetória que ela traz no capítulo que escreve, intitulado “Nem sempre dois mais dois são quatro”.

Evento em São Paulo reuniu as coautoras na última semana em homenagem ao trabalho

“Eu trago esse título porque nessa área, nós temos a parte dos números, mas nós também lidamos com pessoas. Lidamos com nossos pares, com os donos das empresas, com os funcionários; e não se pode tratar um ser humano como um número”, explica Elisabete. Narrando um pouco de sua história, a autora quis evidenciar como a carreira não é uma ciência exata. “Nem sempre dois mais dois são quatro, principalmente para as mulheres. A mulher ainda enfrenta muitas dificuldades no mercado de trabalho e, ao mesmo tempo em que eu tive muitas oportunidades para ter chegado onde eu cheguei, tive episódios na minha vida em que eu vivenciei isso.”

A montenegrina assina o livro ao lado de outras 48 mulheres do País inteiro. É a única representante do Rio Grande do Sul. A obra foi organizada por Tania Moura, Andréia Roma, Stania Moraes e Elisangela Almeida. “A Tania é uma pessoa que traz muito essa questão de a mulher poder estar onde ela quiser; e, por mais que a gente entenda que evoluímos bastante, o nosso espaço ainda é bastante limitado”, reflete Elisabete. “Eu mesma, a primeira vez em que me tornei uma diretora, era só eu de mulher. Os outros eram todos homens. Isso ainda é muito latente no mercado de trabalho.”

A diretora começa, no próximo ano, a trabalhar no segundo volume do projeto; voltado, a partir das histórias do primeiro livro, a trazer dicas práticas de mulheres para mulheres interessadas na área de finanças. “Eu sempre gostei da ideia de poder deixar algum ensinamento para outras mulheres que também queiram seguir carreira e, às vezes, enfrentam dificuldades”, destaca Elisabete. “O grande propósito desse projeto é mostrar que tudo é possível desde que tu tenha muita paixão pelo que faz, que tenha resiliência e que procure sempre aprender.” O “Mulheres nas Finanças” pode ser adquirido no site da Editora Leader e através das redes sociais da coautura, no Facebook e no Linkedin.

Últimas Notícias

Destaques