10ª edição discute o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social
Foi realizada ontem, em Montenegro, a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento, promovido pelo Conselho Municipal de Assistência Social e pela Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania (SMHAD), debateu a garantia de direitos no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas) no plenário da Câmara Municipal. “Para fortalecer o Sistema Único de Assistência Social é preciso essa união de esforços entre as secretarias municipais, como Saúde e Educação”, aponta o titular da SMHAD, Leonardo Appel.
A programação iniciou por volta das 8h30min com a formação da mesa de autoridades, que contou com o prefeito de Montenegro, Luiz Américo Alves Aldana; o secretário municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania, Leonardo Appel; o presidente do Conselho de Assistência Social, Nelso Lopes; e a palestrante e integrante do Conselho Estadual de Assistência Social, Cândida Kirst Bergmann. “Vulnerabilidades existem, o que queremos é organizar como o município lida com isso. Queremos garantir direitos com equidade até o ponto em que as pessoas não dependam mais dos nossos serviços”, afirmou Cândida.
A funcionária pública Karin Kussler diz que sentiu falta de representantes dos bairros em um evento voltado para a Assistência. “A comunidade precisa se envolver mais para desenvolver os projetos”, aponta. Já a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Vera Sirlei Scherer, afirma que são momentos como esse que trazem a possibilidade de olhar com mais reflexão para a assistência social.
Hoje o Creas atende a 46 famílias e 29 menores infratores em medida sócio-educativa e ainda realiza entre 40 a 45 visitas a residências com idosos por mês.
Após a palestra, aconteceu a apresentação da SMHAD, Cras e Creas e o testemunho de um usuário do serviço. Os trabalhos continuaram durante a tarde juntamente com a eleição dos delegados à Conferência Estadual. Em seu discurso, o prefeito Aldana destacou que a Administração Municipal tem sido muito atuante na área da Assistência Social. O secretário Leonardo Appel também salientou a importância do fortalecimento da rede Suas e o papel fundamental da assistência no município.