Crescimento. Matéria-prima oriunda de fonte renovável produzida em
Triunfo agora é usada na construção de vasos de plástico autoirrigáveis
Produzido no Polo Petroquímico de Triunfo, o plástico verde “I’m green”, da Braskem, passou a ser matéria-prima da Botanika — empresa paulista que fabrica vasos diferenciados e “inteligentes”. A linha de produtos para jardinagem foi projetada para garantir o melhor desenvolvimento das plantas sem depender tanto da ação humana. É que os recipientes possuem um sistema de rega automática, ou seja, têm reservatório de água para subirrigação que oferece autonomia durante vários dias e até semanas, sem a necessidade de molhar as plantas.
“A parceria entre a Braskem e a Botanika reforça o nosso compromisso em transformar produtos em soluções inovadoras e de alto desempenho”, diz o diretor de Químicos Renováveis da Braskem, Gustavo Sergi. De acordo com Marcos Roismann, diretor criativo da indústria plástica, os vasos construídos em polietileno de fonte renovável buscam “o propósito de trazer mais verde para casa, em todos os sentidos, inclusive na escolha da matéria-prima”.
Os vasos comercializados no mercado nacional por cerca de R$ 40,00 podem ser identificados pelos consumidores pelo selo “I’m green” colado no produto. O adesivo é uma garantia para produtos feitos com o plástico verde da Braskem, que, além de ser 100% reciclável, captura e fixa 3,09 toneladas de gás carbônico (CO2) da atmosfera para cada tonelada de resina de origem renovável produzida, o que colabora para reduzir a emissão dos gases causadores do efeito estufa.
A Mais Polímeros, fornecedora de polietileno verde da Braskem desde 2016, apoiou a Botanika neste projeto de desenvolvimento do produto a partir da resina de origem renovável. “Acreditamos que o novo conceito desenvolvido pela Botanika, utilizando o plástico verde, despertará o interesse dos consumidores que buscam soluções mais sustentáveis e diferenciadas”, afirma a diretora da Mais Polímeros, Daniela Guerini.
Saiba mais
— O conceito dos vasos autoirrigáveis é trazer praticidade ao dia a dia e, ao mesmo tempo, criar um microambiente mais equilibrado para o crescimento e manutenção de várias espécies. Por ser vedado, o sistema está protegido contra proliferação de mosquitos e a salvo de derramamentos de líquidos.
— Segundo a Braskem, os vasos da Botanika podem ser utilizados para fins decorativos, ornamentais ou de jardinagem em interiores. Além disso, eles foram criados com um sistema de rega inteligente e reservatório de água para a autoirrigação, que oferece autonomia para até quatro semanas sem a necessidade de molhar as plantas.
— Espécies que consomem mais água precisam de reabastecimento do reservatório do vaso mais constantemente (como temperos, frutíferas e legumes), enquanto plantas que não necessitam de muita água (orquídeas e suculentas) permitem que o sistema seja abastecido pela metade ou menos, e em longos intervalos.