Bio Citrus reajusta em 85% o preço de compra da bergamotinha verde

Notícia boa para os citricultores, a Bio Citrus anunciou que está oferecendo mais pela compra da bergamotinha verde, proveniente do raleio dos pomares. A indústria montenegrina não divulga valores, mas promete um preço 85% mais atrativo para a fruta, na comparação com o ano anterior.

Já há alguns anos, produtores do Vale do Caí vêm lamentando os preços praticados que, em muitos casos, já até inviabilizavam a comercialização. Em fevereiro do ano passado, uma caixa com 27 quilos estava sendo adquirida por cerca de R$ 5,00.

O raleio consiste na retirada do excesso de frutas dos pomares para viabilizar o melhor desenvolvimento das bergamotas que ficam. Essa bergamotinha verde que é retirada acaba sendo a principal matéria prima de empresas como a Biocitrus, que extraem o óleo dela para virar concentrados revendidos a indústrias de perfumaria, cosmética, bebida, limpeza, dentre outros.

De acordo com o gerente de produção da Bio Citrus, Magnus Winck, a atual valorização de preço é atribuída a recentes melhorias nos processos produtivos da empresa. Estes, aumentaram a eficiência da planta e, com isso, possibilitaram a reversão dos valores em investimento no preço da fruta.

“A melhor gestão dos processos produtivos permitiu à Bio Citrus a redução de seus custos operacionais, retornando assim a maior parte destes valores ao citricultor como forma de valorização do raleio da mandarina verde”, afirma.

A expectativa é pelo processamento de 20 mil toneladas de bergamotinha durante a safra 2020. É priorizada a compra dos produtores do Vale do Caí, com as variedades de bergamota Caí, Pareci e Montenegrina. O período de aquisições iniciou já no mês passado.

Últimas Notícias

Destaques