Walter Belian recebe exposição Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro

ESPETÁCULO e estações interativas possibilitam a prática de habilidades sócio-emocionais

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Walter Belian foi contemplada pelo projeto “Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro”, iniciativa desenvolvida pela plataforma de conhecimento Força Meninas, em parceria com o Ministério da Cultura, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio das empresas John Deere, Fundação Arcelor Mittal e Novelis. Com inscrição gratuita e focada para jovens de 10 a 15 anos, a ação desperta curiosidade, engajamento e pertencimento dos participantes nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

Em Montenegro, as ações começaram na segunda-feira, 8, e encerram nesta quarta-feira, 10. A Escola Walter Belian abriu suas portas para que turmas de outros educandários também pudessem conferir as atividades.

A iniciativa promove atividades para apresentar histórias inspiradoras de mulheres em diversas áreas da ciência, além de despertar a curiosidade e incentivar meninas a ingressarem em carreiras com baixa representatividade feminina, especialmente ciências, tecnologia, engenharia e matemática, por meio de apresentações teatrais e espaços interativos.

Os estudantes circulam por instalações imersivas que passam pelos princípios do processo criativo, da inovação e da inventividade

A estudante do 7º ano do Ensino Fundamental Isadora Steffen Lenz, de 12 anos, relata as lições que aprendeu com as ações do projeto em sua escola. “As mulheres têm poder para fazer tudo o que elas quiserem, e cada uma está aqui para se ajudar.”

Em uma das estações, os estudantes foram estimulados a pensar o que é preciso ser feito para que o mundo seja melhor. “Eu coloquei paz, porque, um mundo sem paz ia ter muitas guerras. Com paz todo mundo ia ser mais unido”, acrescenta Isadora.

Em sua reflexão, Camila Reinheimer, 12, colega de Isadora, concluiu que a Justiça é a ferramenta essencial para tornar o Planeta um lugar melhor para se viver. A menina também tirou suas conclusões sobre o papel feminino. “As mulheres têm poder, elas têm capacidade de fazer e ser o que elas quiserem ser.”

Para Alicia Medeiros, 12, o ponto alto das atividades foi o incentivo às meninas para correrem atrás da realização de seus sonhos. Além disso, a adolescente ressalta o fomento a preocupação com o Planeta. “Temos que cuidar melhor do Meio Ambiente”, sublinha.

Com visitação de cerca de uma hora, o público alvo é guiado por um circuito dinâmico, imersivo e interativo composto por cinco ambientes temáticos. A mostra usa o STEAM como abordagem pedagógica interdisciplinar, que prevê a integração colaborativa e criativa dos conhecimentos em ciências, tecnologia, engenharia, artes e design e matemática.

Estudantes participaram de atividades variadas em estações no pátio da escola

A diretora Dauna Oliveira relata que a escola foi indicada para receber a iniciativa pela empresa John Deere.“Mais uma vez a escola abre suas portas para receber uma atividade diferente para os alunos. Alguns alunos não terão a oportunidade de participar de atividades como essa se não for dentro da escola.”

Ao término do programa, será entregue a cada participante um livreto escrito por Déborah De Mari, fundadora da Força Meninas, que narra a vida de dez mulheres de destaque nas carreiras de STEM. Dentre elas estão a engenheira Carol Shaw (pioneira no desenvolvimento de jogos eletrônicos) e a bióloga e educadora Bertha Lutz.

“Uma Janela Para o Mundo”
Os alunos acompanharam a apresentação da peça teatral “Uma janela para o mundo”. Na história, duas meninas inventivas e curiosas vivem em anos diferentes. Luna está em 2024 e Estela em 1924. Insatisfeitas com suas realidades, ambas decidem criar uma máquina do tempo para fugir dos problemas de seus mundos. A máquina, porém, leva as duas para o laboratório de Celeste, localizado em algum lugar do tempo-espaço.
O encontro das personagens abre janelas para seus próprios mundos e proporciona a audiência a descoberta da história de mulheres que mudaram o mundo, convidando a todos a mudarem o rumo de suas vidas.

Expedição Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro
Lançada em 2022, a Expedição Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro já impactou mais de 37 mil estudantes de escolas públicas. Neste ano, retorna como exposição itinerante e deve alcançar mais de 40 mil estudantes em quatro regiões do País.

As colegas Alicia, Isadora e Camila tiveram aprenderam e se divertiram nas estações

“A expedição tem o intuito de oferecer inspiração e despertar o interesse desses alunos em áreas que são foco das profissões do futuro. Nosso objetivo é levar um mix de tecnologias como realidade virtual, realidade aumentada e até inteligência artificial por meio da metodologia STEAM”, conta Déborah De Mari.

Segundo ela, a exposição interativa combinada à força da linguagem teatral com a função de despertar a vontade de aprender dos estudantes de maneira inovadora em atividades que conectam o mundo real ao como e o porquê de profissões do futuro.

Últimas Notícias

Destaques