Volta do Posto de Identificação fecha um mês, ainda sem a oficialização do Estado

Órgão já tem bom fluxo de trabalho, apesar de seguir “em fase de testes”

Notícia muito esperada pelos montenegrinos, os serviços do Posto de Identificação, onde são emitidas as carteiras de identidade, foram retomados no dia 15 de abril. A euforia pelo retorno da atividade, interrompida em julho de 2018, só era diminuída pela ressalva de que, em um período inicial, o Posto trabalharia em fase de testes. Era tempo para a equipe de apoio ser contratada e treinada. Um mês depois, no entanto, o órgão ainda não é dado como oficialmente aberto pelo Estado.

Novamente esbarrando na burocracia, o local já tem os dois estagiários, mas ainda em experiência. Isso impede, por exemplo, de ser iniciado o agendamento da emissão do documento pela internet. Quem entra no site do Instituto-Geral de Perícias (IGP), aliás, ainda não encontra o Posto de Montenegro como ativo para fazer a marcação.

Isso não significa, porém, que falte empenho na realização de um bom serviço pelos profissionais que já atuam na unidade. Ainda que na “fase de treinamento”, a equipe já emitiu 436 carteiras de identidade neste primeiro mês. Ela mostrou-se a mais demandada em comparação aos demais postos que integram o Distrito Regional, que engloba Bom Princípio, Brochier, Harmonia, Salvador do Sul, São Sebastião do Caí, Tabaí e Tupandi. “Minha meta pessoal é chegar ao mínimo de 660 atendimentos/mês”, revela o servidor responsável pelo serviço, Josué Luis Kuhn.

Nomeado pelo governo do Estado para assumir o Posto, Kuhn revela que estava desde setembro de 2018 em conversas para a contratação. A efetivação, no entanto, foi atrasada pela burocracia e, em especial, pelo período eleitoral.

Coordenador da agência do Sine – que cede as salas ao IGP para o Posto –, Roque da Rocha conta que, mesmo funcionando à parte, sua entidade tomou a frente para reiniciar o serviço no ano passado. “Nós não aceitamos ter perdido esse atendimento à comunidade”, destaca. Em um primeiro momento, tentou-se, sem sucesso, realocar um servidor do Sine ao serviço para, após, chegar ao nome de Kuhn, que antes atuava na Polícia Civil.

Hoje, o Posto atende nos horários da agência, das 8 às 12h e das 13h às 16h. São 20 fichas distribuídas na parte da manhã, até as 11h. Após essas, ainda havendo demanda, as pessoas vão sendo atendidas dentro do horário de expediente. “É mais para ter um controle (as fichas)”, explica o servidor responsável. Nas tardes de sexta-feira, o trabalho é interno, sem atendimento ao público. Conforme Kuhn, o fluxo deste primeiro mês tem sido tranquilo e sem gerar reclamações. “As pessoas tinham aquela cultura de estar na fila, aqui, às 6h da manhã esperando, mas não tem necessidade”, ressalta.

SAIBA MAIS
Isenção – Não pagam taxa para fazer o documento: quem for fazer a primeira via, idosos com mais de 65 anos, vítimas de roubo, beneficiários do Bolsa Família e pessoas com autodeclaração de pobreza.

Documentos necessários – Certidão de Nascimento, se solteira; e a Certidão de Casamento, se casada ou viúva, já com a devida averbação para o caso de divórcio ou separação. Menores de 16 anos precisam estar acompanhados de responsável legal. Todos os documentos precisam ser originais ou autenticados, não podem estar plastificados e precisam ser legíveis.
Contato – (51) 3632-8677.

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