Cemitério Católico receberá bênção neste sábado, às 10h
Nessa sexta-feira, 1º de novembro, muitos familiares se dedicaram à tarefa de limpar e preparar túmulos no Cemitério Municipal de Montenegro, em respeito e memória aos entes queridos, marcando a tradição que antecede o Dia de Finados.
Mesmo enfrentando fortes dores nas costas, Janete Caye Flores esteve entre aqueles que mantêm a tradição. Sem os filhos dos sogros, que estão com problemas de saúde, ela encarou sozinha o trabalho de limpar e organizar a lápide do casal. Além disso, um dia antes, Janete visitou o cemitério da localidade de Muda Boi para cuidar do túmulo da mãe, hábito que mantém anualmente. “Os antigos nos ensinaram a cuidar e enfeitar. Isso vem de família. Meus sogros e minha mãe gostam disso, sempre pediram para que a gente fizesse quando se fossem, então, se a gente não vai, pesa na consciência”, afirma.
Outro visitante é Jaime Dias, que, aproveitou a sexta-feira ensolarada para cuidar das sepulturas de quatro irmãos, seus pais e um ex-companheiro da mãe. “Temos a vida carnal e a vida ossal, que é no cemitério. É triste, eles nos deixam saudades e estar aqui traz muitas emoções”, desabafa. Ele expressa um sentimento especial pelo irmão Cristiano, que faleceu há apenas dois anos, e pela mãe, sua maior inspiração de vida. “Cristiano morreu praticamente nos meus braços, era muito engatado comigo. Minha mãe é o amor da minha vida, eternamente. Fiz por eles o que pude em vida. Agora, mantenho as carneiras limpas, rezo e peço que Deus ilumine eles”, diz Jaime, emocionado ao reviver lembranças. “O sofrimento me ajuda a viver”, conclui.
Celebrações e benção no Cemitério
O Dia de Finados contará com uma programação especial para homenagens no Cemitério Católico da 5 de Maio e em outras comunidades. A Paróquia Catedral São João Batista promoverá uma homenagem às 10h no cemitério de Montenegro, além de outras cinco celebrações em áreas distintas. A Missa de Finados será realizada na Catedral às 17h. Segundo o padre Diego Knecht, pároco da Catedral, será feito esforço para atender todos os cemitérios da Paróquia. Por isso, a benção do Cemitério de Montenegro e a missa de finados da Catedral ocorrem em momentos distintos.
Venda de flores
Em frente ao cemitério, a venda de flores segue movimentada. Crisântemos, kalanchoes e outras flores, com preços tabelados entre R$ 15 e R$ 38, são oferecidos pelos comerciantes locais. Iedo Júnior da Silveira herdou o negócio da mãe. Há 45 anos no ramo, ele pontua que a expectativa é a venda de todas as flores, mas se preocupa com o recebimento das vendas. “Ano a ano o Cemitério tem ficado mais de lado, principalmente pelos mais jovens. Também agora muita gente faz cremação. Uma hora pode ser que essa venda de flores não exista mais. Mas eu vou continuar tocando em frente”, ressalta.