Talvez os montenegrinos mais jovens não saibam, mas entre as décadas de 50 e 60, existiu na cidade uma fábrica de bolinhas natalinas. A “Artefatos de Enfeites de Natal Ltda”, com nome fantasia de “Vinatal” tinha endereço fixado na rua João Pessoa.
Com as portas fechadas em 1965, ela chegou a fabricar mais de 100 modelos de adornos diferentes em catálogo, tendo como proprietários os sócios Manoel de Souza Moraes, Júlio Knaipp e Paulo Alves.
O que no início era pequeno, com apenas seis funcionários, expandiu-se a ponto de contar com 30 colaboradores, de acordo com informações do Museu e Arquivo Histórico de Montenegro. Segundo relato de ex-funcionários, algumas bolinhas eram feitas em formas, outras com ajuda do maçarico e sopro.
Os profissionais transformavam as barras de vidro em bolinhas de Natal de diferentes formatos e cores, que posteriormente eram comercializadas.
De acordo com outras informações fornecidas pela repartição há, ainda hoje, pessoas na cidade que possuem as relíquias natalinas da Vinatal.
Histórias relacionadas à antiga fábrica podem ser encontradas no arquivo do Museu Digital, que fica localizado no Arquivo Histórico Maria Eunice Müller Kautzmann, em frente à Estação da Cultura.