Nesta quarta-feira, 7, a Vigilância Sanitária realizou palestras aos alunos da EET São João Batista assim como vistorias no pátio da escola. A ação ocorreu como forma de combater e conscientizar sobre o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika vírus e chikungunya. Agora, a escola deve desenvolver projetos dentro da temática trabalhada pela equipe da Vigilância.
Na vistoria pelo pátio, os alunos, juntamente com a equipe de Vigilância, recolheram dois sacos de lixo pelo local e encontraram um foco do mosquito, somando agora 168 em Montenegro, em diversos bairros. A Vigilância Sanitária alerta para que os moradores que viajarem para Porto Alegre, por exemplo, usem repelente, assim, o risco de ser picado pelo mosquito diminui.
A Chefe da Vigilância Sanitária de Montenegro, Silvana Schons, explica que a ação é de extrema importância e que o projeto vem sendo trabalhado há bastante tempo. “Faz parte de uma estratégia que a gente vem trabalhando há muito tempo com as escolas. Muitas já foram motivadas e sensibilizadas pela equipe. Esse ano atendemos mais de dois mil estudantes do fundamental já”, salienta.
Silvana conta, ainda, que além do Fundamental, agora a equipe busca parceria com alunos do Ensino Médio, que, segundo ela, multiplicam as informações e realizam ações concretas para o combate do mosquito. “Agora, a partir do projeto Mobiliza Prédios Públicos, a gente tá investindo também na formação dos alunos do Ensino Médio, para que se tornem parceiros nossos”, comenta. A chefe reitera a importância de que todos se unam para acabar de vez com o mosquito.