Via Sacra no Morro São João relembra passos de Jesus a caminho do Calvário

Fé. Montenegrinos vivenciaram momentos de oração e reflexão na Sexta-feira Santa

Centenas de fiéis saíram das suas casas na manhã desta sexta-feira, 15, para refletir e contemplar a Paixão de Cristo. Envoltos em cânticos e orações, eles partiram juntos da Catedral São João Batista até o Morro São João, onde foi realizada a primeira Via Sacra no local. Ao longo do percurso, que durou cerca de duas horas, a comunidade fez algumas paradas em uma representação das 14 estações da paixão, morte e ressurreição de Jesus.

Mais de 200 pessoas participaram da subida. Para o bispo da Diocese de Montenegro, Dom Carlos Romulo Gonçalves e Silva, essa volta aos eventos marcada pela Via Sacra significa fé. “O fato de a gente encontrar uma motivação tão grande das pessoas significa que elas não estão indo por hábito, mas por fé. Essa volta, essa alegria, esse Kairós – uma graça especial – é muito importante”, completa.

O pároco da Catedral São João Batista, padre Diego Knecht, reflete que a subida no Morro São João faz recordar um pouco o sacrifício que Cristo fez por nós na Cruz. “Nós precisamos às vezes fazer algum sacrifício a mais também, seja acordar cedo, seja passar um pouco de frio, seja se cansar fisicamente na subida, mas certamente tudo isso tem sentido quando a gente se da conta de que Jesus já fez isso por nós”, fala.

Segundo ele, a intenção da Igreja é continuar realizando a Via Sacra no Morro nos próximos anos. Presente também no evento, o diretor de Turismo do Município, Jaime Büttenbender, ressaltou que o Executivo irá unir esforços para fazer deste um belo evento na cidade. “Estamos trabalhando para a cada ano aumentar, com uma encenação profissional envolvendo a comunidade também”, afirma.

A fiel Jane Marília Plentz participou da Via Sacra e levou consigo o sobrinho-neto, Vicente Fraga, de 6 anos. Emocionada com a ocasião, ela relata que fazer parte do evento foi uma grande satisfação. “O coração explode de fé e coisas boas. Eu começo a voltar atrás e pensar em tudo que Jesus passou, e no caminho que a gente está seguindo”, explica. Vicente que já tinha subido no morro em outra ocasião, disse que adorou esta experiência com a tia.

Integrante do CLJ da Igreja Católica, Miriam Cardoso Kirchhof, também se fez presente junto ao esposo Leandro de Oliveira, do filho Victor de Oliveira e dos colegas de movimento. “Essa foi a primeira edição dessa Via Sacra subindo ao Morro, então foi um momento muito especial para cada um que pode estar aqui nesse dia tão bonito, e que nos convida a reflexão, a revivermos toda a paixão de Jesus por nós”, diz.

Para ela, essa foi uma experiência única. “Jesus subiu ao monte Calvário, e nós aqui também conseguimos viver um pouquinho do que é subir o Morro. Tantas pessoas jovens, adultos, mas pessoas mais idosas também se dispondo nesse momento. Com certeza foi um momento de muita reflexão e uma vivência do que Jesus fez por cada um de nós. Foi muito legal”, concluí.

As atividades seguem ao longo do dia com celebrações na Catedral, na Com. Nª Sra. das Graças e na Com. São José do Maratá às 15h. Às 19h também será realizada a procissão do encontro, na Catedral, e posteriormente um Concerto de Páscoa.

 

Confira alguns momentos da Via Sacra:

Últimas Notícias

Destaques