A comercialização de acessórios para aparelhos odontológicos, como borrachinhas coloridas, além de perigosa, pode resultar em punição. No Facebook, no grupo “Brique das Meninas” (foto), há participantes vendendo o produto. Não dá para ter certeza sobre a procedência e nem se aquele material já não foi utilizado em outros tratamentos dentários. Somente os dentistas podem fazer a troca desse item, procedimento que ocorre em cada manutenção a que o paciente se submete.
A reportagem do Ibiá tentou contato com duas “vendedoras”, mas elas não quiseram explicar a origem e nem os motivos da venda, que é ilegal.
Segundo Antonio Augusto Araújo Albeche, especialista em Ortodontia, é vedada qualquer venda de material odontológico por pessoas não credenciadas, pois configura prática ilegal da profissão. Os danos, conforme Albeche, são os mais diversos: aplicação de forças excessivas, reabsorções radiculares, perda de dentes, entre outros. Além disso, nessa situação, o produto pode já ter sido usado e não é possível verificar se o vendedor possui, por exemplo, alguma doença que pode afetar a saúde do comprador.
“O tratamento odontológico, bem como a manutenção, deves ser realizados somente pelo profissional especializado e dentro do consultório”, afirma Albeche. De acordo com o Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul, a comercialização destes itens por dentistas a pessoas que não estão em tratamento também está sujeita a punição.
O produto oferecido no Facebook, segundo as vendedoras, foi comprado por R$ 6,00 para cada 30 centímetros em camelôs da capital. Para se ter uma idéia do risco provocado pelo uso inadequado, as borrachinhas não são nem oferecidas pelos dentistas para que o paciente faça a troca em casa, mesmo que haja um pedido.