Valor de locação imobiliária apresenta estabilidade em Montenegro

O mercado de aluguel residencial referente ao ano de 2023 apresentou contrastes entre o observado na capital gaúcha e Montenegro. Enquanto Porto Alegre teve alta nos valores de aluguel residencial, Montenegro apresentou uma realidade mais equilibrada, com valorização em algumas áreas, mas mantendo o mercado comercial com preços mais flexíveis.

Segundo o Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis (Secovi-RS), Porto Alegre registrou aumento significativo de 11,72% nos aluguéis residenciais no ano passado, a maior alta em uma década. Já em Montenegro, cidade próxima cerca de 60 km da metrópole, representantes de imobiliárias que se destacam pela cartela de locações, notam uma realidade diferente da observada no grande centro urbano.

Proprietário de uma das maiores imobiliárias da Cidade, Karl Heinz Kindel ressalta que não houve aumento significativo nos valores de aluguel em Montenegro. Ele explica que, em sua maioria (de 90 a 95% dos casos), os contratos utilizam o Índice Geral de Preços – Mercado (IGPM) como índice de reajuste, e como o índice foi negativo no último ano, não houve aumento real nos aluguéis.

Karl Heinz Kindel, proprietário de imobiliária
Foto: arquivo Jornal Ibiá

Luís Cristiano da Silva, corretor de imóveis, por sua vez, diz que, mesmo sem dados apurados por meio de pesquisa prévia, é possível afirmar que houve uma valorização na locação residencial em torno de 10%, especialmente em casos específicos, como casas. Contudo, observa desvalorização no setor comercial, onde os imóveis permanecem fechados por mais tempo, resultando em negociações frequentes de preço.

Luiz aponta ainda que a mudança de comportamento pós-pandemia, com a busca por cidades menores e a possibilidade de home office, influenciou o mercado imobiliário em Montenegro. A procura por locais calmos, residenciais, com infraestrutura e segurança aumentou, impulsionando bairros como a grande Timbaúva.

Luís Cristiano da Silva, corretor de Imóveis (setor de vendas e locações)
Foto: arquivo pessoal

Karl complementa ainda sobre os bairros mais procurados em Montenegro. Segundo ele, além dos bairros que compõem a grande Timbaúva, a área Central, bairros São João e Rui Barbosa são bastante procurados por quem está em busca de locação residencial. “Normalmente o que interfere no valor é a localização, o estado de conservação do imóvel, e a demanda pela região da cidade. Em Montenegro a gente percebe que não existe uma produção de imóveis destinados especificamente para locação”, explica Karl.

Últimas Notícias

Destaques