Utilização do caminhão pipa da Prefeitura gera dúvidas

Nos últimos dias, surgiram várias reclamações quanto ao uso indevido do caminhão pipa da Prefeitura. A falta de informações e esclarecimentos acabou gerando dúvidas quanto à versatilidade do veículo. Havia quem acreditava que até para transporte de água de uso humano o veículo serviria, o que não é verdade.

Procurada pela reportagem do Jornal Ibiá, a Secretaria Municipal de Viação e Serviços Urbanos respondeu, através do assessor Bruno Zietlow, que recebe com estranheza essas contestações, já que há anos o pipa é utilizado apenas para realizar limpezas e manutenções nas redes de esgoto pluvial da cidade. “Ademais, o caminhão possui laudo da Vigilância Sanitária, informando que o mesmo é impróprio para o transporte de água potável para consumo humano, o qual, inclusive, não é utilizado para esse objetivo”, comentou Zietlow.

Em casos emergenciais, fora o serviço de limpeza urbana, o veículo também é usado para transportar água para consumo de animais, em propriedades de produtores rurais que utilizam seus bônus do talão do produtor para este fim.

O assessor destaca que os cuidados com a tubulação limpa e desobstruída evitam, muitas vezes, os alagamentos que já ocorrem em vários pontos da cidade. “As limpezas com jato de água são vitais para a manutenção das redes. Há, inclusive, a intenção de adquirir mais um veículo desse tipo, com função não só de jateamento, como também de sucção das redes para facilitar ainda mais o serviço”, conclui Bruno.

Últimas Notícias

Destaques