Reconhecimento. Professores levaram artigos de acadêmicos para São Paulo
A coordenadora do curso de Administração da Unisc de Montenegro e de Capão da Canoa, professora Ione Sardão, participou do 11º Congresso Latino-Americano de Varejo (Clav 2018), na Fundação Getúlio Vargas/ Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV/EAESP). Ela apresentou artigos do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Administração das alunas Marta Graf e Stéphani Panno Santos, dos quais foi orientadora na Unisc Montenegro. Na ocasião, também foi apresentada a pesquisa de avaliação da satisfação das consumidoras do Varejo de Montenegro, desenvolvida junto com 28 alunos da disciplina de Pesquisa Mercadológica, com o professor Nicolas Furlan.
Sobre a participação no Clav 2018, Ione afirma que representa o reconhecimento pelo trabalho realizado na instituição de ensino. “Pra nós da Unisc de Montenegro, foi uma honra e a certeza do trabalho de qualidade que estamos desenvolvendo no curso de Administração”, afirma.
Os artigos selecionados para o Congresso foram “Estudo Sobre as Necessidades de Treinamento dos Colaboradores do Setor de Comércio de Montenegro”, de autoria de Marta Graf; e “Análise dos Processos Estratégicos Utilizados na Gestão de Compras de Empresas Localizadas no Município de Montenegro”, da acadêmica Stéphani Panno Santos
Essa foi a primeira vez que o Curso de Administração teve trabalhos selecionados para o Congresso. “Poder receber o feedback de educadores renomados, de outros países, é extraordinário”, ressalta Ione.
A professora destaca que os artigos mostram a importância das organizações cuidarem de seus processos de compras, pois são fundamentais para os resultados de qualquer empresa. Além disso, colaboram para o aumento da produtividade, com a melhoria da qualidade e contribuição com a lucratividade do empreendimento. “Comprar com qualidade e mais barato pode influenciar diretamente nos resultados da empresa”, sublinha Ione. Já os treinamentos de pessoas podem garantir a eficiência e motivação no desempenho dos profissionais e no alcance das metas estabelecidas pelos gestores
O evento abordou a urgência de pensar sobre a qualidade no atendimento no comércio e varejo. O Clav 2018 ocorreu nos dias 25 e 26 de outubro.