Aos 102 anos de idade, a montenegrina Herta Müller dá lição de vida aos mais jovens e ensina a receita de suas famosas bolachas de Natal. Segundo ela, o amor é o principal ingrediente do produto.
Enquanto muitos jovens deixam de realizar atividades por falta de disposição, Herta arregaça as mangas e, literalmente, coloca a mão na massa. No auge de mais de um século de vida, ela faz questão de preparar as bolachas de Natal, ou melhor, as butter doss, como prefere chamar, no idioma alemão. A receita vem de família, ela aprendeu o processo ainda criança com a avó, Henriete Matzenbachar. Com chuva ou sol, ambas preparavam e assavam os biscoitos em forno de barro, no pátio da residência.
Quando casou, Herta passou a fazer as bolachas para os filhos, contudo, nenhuma delas mostrou interesse em aprender a receita da mãe. Henriete Müller, de 69 anos, carrega o nome da vó, mas não a habilidade para fazer as bolachas. Para ela, apreciar o produto feito com carinho e amor pela mãe tem um sabor especial e, por isso, prefere só participar da distribuição das bolachas. Partilha essa que é aguardada com ansiedade pelos sete netos e cinco bisnetos de Herta. As encomendas não param de chegar. Até uma bisneta que mora na Austrália faz questão de receber os mimos da bisa.
Para assegurar a continuidade da tradição dos “butter doss” da família Müller, Daniela, neta de Herta, aprendeu a receita. Ela e a vó são as únicas mulheres da família que fazem a massa para as guloseimas. Herta afirma que tem ciúmes e não deixa mais ninguém fazer o doce. “Até hoje a massa tem que ser feita por mim”, comenta. Na mistura ninguém pode tocar, mas na hora de assar e enfeitar os biscoitos, a centenária senhora conta com uma colaboradora especial, a afilhada Ivoni Kampff, de 90 anos.
As “jovens senhoras” moram juntas desde que Ivoni tinha quatro anos de idade. E, ao longo das décadas, se aproximaram ainda mais. Enquanto Herta sova e molda a massa, Ivoni cuida do forno e, depois de prontas as bolachas, é ela que dá o toque final na decoração dos produtos, “A gente gosta muito. Eu cuido do forno e ela faz, pedacinho por pedacinho”, detalha.
Para Herta, Natal só é Natal se tiver os biscoitos preparados por ela. A filha, Henriete, diz que não entende de onde a mãe tira forças para sovar a massa e preparar as bolachas. Já Herta acredita que é a magia do Natal.
A vovó revela uma curiosidade sobre sua “linha de produção”. Na casa dela, o biscoito mais disputado tinha formato de um pinto. Isso mesmo, um pintinho. De acordo com ela, talvez a explicação esteja associada ao tamanho do alimento, “…era a maior bolacha de todas”, conta. Ela lamenta que o molde tenha se perdido, pois os mais jovens, que não conheceram, ficam intrigados ao ouvir os comentários sobre o biscoito mais cobiçado dos natais dos Müller.
Se você ficou curioso para saber que gosto tem os biscoitos de dona Herta, não se preocupe, a doce vovó aceitou compartilhar a receita. Porém, preste atenção aos ingredientes indispensáveis à mistura: afeto e boa vontade. Bom apetite!
Receita de “butter doss”, os biscoitos de Natal da vovó Herta Müller
INGREDIENTES
-4 ovos
-½ kg de açúcar
-¼ kg de manteiga
-Cravo torrado e moído
-1 colher de sopa de sal amoníaco
-Farinha de trigo (sem quantidade definida)
PARA CONFEITAR:
-Açúcar de confeiteiro
-Raspas de limão
-Água morna
-Essência de baunilha
-Enfeites de sua preferência
Preparo:
Coloque todos os ingredientes da massa em um tigela de batedeira, acrescente a farinha aos poucos até formar uma mistura homogênea. Quando a massa ficar pesada, retire do recipiente e sove com as mãos. Após, estique com um objeto de sua preferência. Herta costuma usar rolo de macarrão.
Feito isso, escolha o molde que mais lhe agrada e dê formato às bolachas. Leve ao forno em temperatura média para não queimar. Após assadas, as bolachas devem esfriar por cerca de cinco horas para serem enfeitadas.
PREPARO DA COBERTURA
Em um prato, coloque o açúcar de confeiteiro e algumas gotinhas da essência de baunilha. Acrescente as raspas da casca do limão e, aos poucos, coloque a água morna. Atenção para não exagerar na quantidade de água, a mistura deve ficar pastosa para ser distribuída nos biscoitos.
Os enfeites devem ser acrescentados assim que a mistura for passada nas bolachas, caso contrário não irão aderir ao preparo. Tá aí uma ótima dica para demonstrar o quanto você ama sua família. Feliz Natal!