FAÇA A SUA PARTE! Após a virado do ano, percentual de destinação é menor
“Tantas pessoas costumam dizer que o imposto pago não tem retorno. Este é um exemplo de retorno”. É assim que Lucia Elena da Motta Haas, diretora do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Estado (Sescon-RS) e vice-presidente da Associação dos Contabilistas de Montenegro, define a possibilidade de destinação do Imposto de Renda (IR) Pessoa Física. 6% do montante que seria pago ao governo pode ser destinado ao auxílio de projetos solidários locais. “O imposto pode transformar vidas!”
Iniciativas como o projeto “Karatê além do Esporte”, que amplia o acesso de crianças e adolescentes montenegrinos em situação de risco social a atividades esportivas; e o “Inclusão Produtiva”, que, na Apae, capacita jovens com deficiência para oportunidades de emprego e geração de renda são exemplos de atividades que podem receber parte do que seria pago como imposto à União. O percentual de 6% pode ser destinado até o dia 30 de dezembro. Após, até o fim do prazo de declaração do Imposto de Renda, em abril de 2021, a parcela passível de destinação é menor, de 3%.
Lucia Elena orienta que o contribuinte interessado em participar entre em contato com um contador de sua confiança para ser bem orientado. Em linhas gerais, a pessoa pode usar por base o valor de seu Imposto de Renda pago em 2020 para aplicar o percentual de destinação. Então, basta fazer o depósito direto no fundo de sua preferência – os que gerenciam os recursos dos projetos beneficiados – e guardar o recibo da transação para informá-la no momento da declaração de 2021. A parte destinada será automaticamente abatida do valor a pagar. Caso o contribuinte acabe com imposto a restituir, o valor doado será acrescido na restituição.
Onde depositar?
PROJETOS DO
FUNDO MUNICIPAL DO IDOSO
Conta para depósito: Banrisul Agência: 0283 / Conta: 04.105674.0-9 CNPJ: 26.568.770/0001-29
PROJETOS DO FUNDO MUNICIPAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Conta para depósito: Banco do Brasil (001) Agência: 0318-2 / Conta: 53191-X CNPJ: 17.931.390/0001-16:
PROJETOS DA ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA FUNDARTE
Conta para depósito: Banco do Brasil. Agência: 0318-2 / Conta: 62.087-4 CNPJ: 91.693.630/0001-44:
*Além de projetos locais, existe a possibilidade de até 1% do valor do IR ser destinado ao Pronon e ao Pronas, programas do Ministério da Saúde, respectivamente, de apoio à atenção oncológica e de atenção às pessoas com deficiência.
**Empresas também podem destinar parcelas do Imposto de Renda.