Primeiro foco de Gripe Aviária no estado

A confirmação do primeiro foco de Gripe Aviária no estado ocorreu na noite da segunda-feira, dia 29. O vírus foi identidicado em ave silvestre, encontrada morte na Estação Ecológica do Taim. Por tanto, ainda fora de local de criação de frangos para abate. saiba mais no Insta da Secretaria.

Outros dois casos em aves silvestresforam confirmados no país (Rio de Janeiro e no Espírito Santo). O número de contaminações chegou assim a 13, sempre em animais livres (em seis espécies).

Gripe Aviária em 2023, Brasil mobilizado, ações do governo do Rio Grande do Sul
Campanha Nacional pede a comunicação rápida de suspeitas. Foto: Arte Mapa/ Divulgação

A doença não é transmitida pelo consumo de carne ou ovos. As infecções humanas de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (H5N1) podem ser adquiridas, principalmente, por meio do contato direto com aves doentes (vivas ou mortas). Isos reforça o cuidado. Em casos suspeitos, deve-se apenas informar, imediatamenter ao Ministério da Agricultura (Mapa) por meio do sistema e-Sisbravet.

O Ministério da Agricultura (Mapa) segue em alerta e informa que com a intensificação das ações de vigilância é comum e esperado o aumento de notificações sobre mortalidades de aves silvestres. O Brasil continua livre de Influenza Aviária na criação comercial e mantém seu status de livre de Influenza Aviária para exportação. A confirmação do primeiro foco de Gripe Aviária no estado não muda nada no setor de criação.

Últimas Notícias

Destaques