Onda de calor atual é prévia do Verão

A primeira grande onda de calor do verão climático (trimestre dezembro a fevereiro) se registra neste momento com temperaturas altíssimas no Sul do Brasil, como de resto em todo o Cone Sul da América. O pico é neste domingo, dia 17, confirma a MetSul Meteorologia, em cidades do Vale do Caí poderá superar os 40ºC de máxima registrados em termômetros de rua em Montenegro.

A madrugada de segunda-feira, dia 18, será abafada, com 25 graus; mas com a chuva retornando ao longo do dia, com possibilidade de temporais. Ao menos o calorão dará uma trégua, com o sol retornando a partir de quinta-feira, 21. Os prognósticos indicam que o Verão 2023/2024, que inicia em uma semana, seguirá neste tendência de “calorões”.

No sábado, a temperatura na Argentina chegou a 45,3ºC em San Juan. A máxima de 44,9ºC fez com que a cidade argentina de Mendoza registrasse o dia mais quente de sua história, superando o recorde histórico anterior de 44,4ºC, observado em 30 janeiro de 2003. No Sul do Brasil, a temperatura na cidade de Porto Xavier, no Noroeste gaúcho, atingiu no sábado 40,6ºC. Em alguns pontos, podem ocorrer temperaturas tão elevadas quanto 41ºC ou 43ºC.

Em Porto Alegre, máximas à tarde de 38ºC a 40ºC na maioria dos bairros, mas na Região Retropolitana haverá pontos em que os termômetros devem marcar 40ºC a 42ºC durante a tarde deste domingo. Uma massa de ar excepcionalmente quente cobre neste momento o Centro da América do Sul com temperatura muito acima do normal numa extensa área e afetando vários países.

Meses seguidos de aquecimento recorde

O calor muito intenso deste fim de ano se insere em um contexto mundial e nacional de meses seguidos de temperatura acima do normal e recordes. Os meses de setembro, outubro e novembro no mundo foram os mais quentes já registrados no planeta e por uma larga margem.

Levantamento do Instituto Nacional de Meteorologia mostra que o Brasil tem recordes mensais de temperatura média nacional por cinco meses seguidos. Julho, agosto, setembro, outubro e novembro tiveram as temperaturas médias mais altas no país já observadas. O maior desvio ocorreu em setembro com +1,6ºC e o segundo mais alto em novembro com +1,5ºC.

A previsão climática da MetSul Meteorologia indica um verão de temperatura acima a muito acima da média na maior parte do Brasil em 2024 (terá início no dia 22 de dezembro, sexta-feira, às 00h27, horário de Brasília). Assim, o calorão de agora tende a se repetir outra vezes ao longo do estado e em alguns estados com ainda maior força do que agora.

Últimas Notícias

Destaques