Serviço de substituição feito sem a atenção necessária causa prejuízos e moradores se revoltam com a situação
O trabalho de substituição de postes de energia elétrica, realizado pela prestadora de serviços Conecta Empreendimentos, gerou transtornos e indignação aos moradores da rua Vereador João Vicente, no bairro Centenário. Conforme os cidadãos, o problema teve início quando os funcionários da empresa contratada pela RGE Sul, para executar o serviço, danificaram a rede de esgoto ao abrir buracos para instalar os novos suportes.
Patrícia Führ, moradora da rua, relata que o trabalho começou na semana passada. Logo que os primeiros canos foram quebrados, a Prefeitura foi informada do fato e notificou a empresa para que providenciasse os reparos necessários. O prazo estipulado para tanto é de dez dias. Ainda dentro do período, os funcionários continuaram a intervenção no local. A ideia era colocar os postes nos mesmos orifícios abertos na semana anterior, mas sem antes executar os reparos do esgoto. O fato chamou a atenção dos moradores, pois o trabalho seria dobrado, já que os buracos seriam tapados e posteriormente reabertos para a troca dos canos da rede pluvial.
O comerciante Eduardo Machado conta ainda que os moradores tiveram dúvida quanto à realização do concerto determinado pela Administração Municipal. O receio dele é de que a Conecta conclua a substituição dos postes e não providencie o conserto do esgoto. Na manhã da quarta-feira, os funcionários insistiram em executar a ação, mas os moradores não permitiram. Eduardo chegou a estacionar seu veículo de forma a bloquear um dos buracos onde deveria ser colocado o poste.
Câmara vai discutir o assunto com a concessionária
Conforme os moradores, fiscais da Prefeitura estiveram no local, assim como representantes da RGE Sul e da própria Conecta. O vereador Talis Ferreira (PR) também foi e acionou a Brigada Militar para registrar o caso. Segundo ele, a intenção inicial foi fazer um boletim de ocorrência para dar encaminhamento ao caso junto ao Ministério Público, já que outras vias da cidade também teriam sofrido danos decorrentes da obra. Porém, em acordo com os moradores, ficou definido que, antes de pedir a interferência do MP, será realizada uma reunião na Câmara de Vereadores. O encontro terá como finalidade discutir a forma como esse tipo de serviço vem sendo desenvolvido na cidade para evitar que sejam causados novos estragos.
Contudo, o desfecho da discussão entre os moradores e a equipe de serviços acabou quando o gerente de operações da Conecta, Celso Moro, definiu que a empresa irá atender a solicitação de abrir novos buracos para instalação dos postes. Além disso, houve o comprometimento de restaurar a rede de esgoto dentro do prazo estipulado pela Prefeitura.
Procurada pela reportagem, a RGE Sul não se manifestou sobre o caso.