Tricontando Histórias é apresentado em escolas estaduais

Apresentações foram conduzidas pela personagem Vovó Dendéia

Duas escolas estaduais de Montenegro receberam na tarde dessa quinta-feira, 26, apresentações do projeto Tricontando Histórias, do Renascença Cia de Teatro. A EEEF Cel. Álvaro de Moraes, do bairro Ferroviário, foi a primeira instituição a receber o evento. Os alunos das séries iniciais se organizaram em formato de roda para ouvir as histórias contatadas pela personagem Vovó Dendéia, representada pela atriz Neiva Azevedo.

“Desde 2019 essa é a primeira apresentação presencial. Porque esse é um projeto para escolas, pra crianças, então por causa da pandemia a gente ficou sem fazer presencialmente”, conta Neiva.

A atriz destaca que voltar a se apresentar após meses sem contato com as crianças é uma experiência inesquecível. “É uma delícia, estar junto das crianças é maravilhoso. Eu fui professora durante muitos anos, então estar dentro de uma escola com as crianças é muito gratificante”, afirma Neiva.

Após a apresentação na escola Álvaro de Moraes, quem recebeu o projeto foi a EEEF Manoel de Souza Moraes, do bairro Progresso. A expectativa na equipe agora é para as apresentações em outras 13 escolas estaduais do município, além do Abrigo Menino Jesus de Praga e do Lar do Menor.

A personagem Vovó Dendéia, representada pela atriz Neiva Azevedo, levou histórias e diversão para as crianças

“A expectativa é sempre grande, a cada olhar de cada criança e cada palavra que eles dirigem a Vovó é sempre uma novidade. Até porque a Vovó tem como característica trazer sempre assuntos da atualidade e inserir nas histórias clássicas. A ideia é ser sempre educativo e ter sempre algum assunto da atualidade para se debater com as crianças”, afirma a atriz.

As apresentações acontecem em três categorias: animação, contação de histórias e um espetáculo de teatro. A contação de histórias foi a primeira a ser realizada e é direcionada para as turmas iniciais do ensino fundamental.

O projeto foi contemplado pelo Prêmio Funarte Descentrarte em 2019, mas por conta da pandemia só pode iniciar agora. A escolha das escolas para as apresentações surgiu da demanda das instituições.

Últimas Notícias

Destaques