Com participação de representantes de 13 escolas de Montenegro, ONG busca empoderar crianças e adolescentes
Já imaginou você, sendo presidente de um país, participando de uma convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) e tendo de escolher um tema central para ser trabalhado visando um mundo melhor? Esta foi uma simulação realizada durante a capacitação de liderança juvenil organizada pela ONG Parceiros Voluntários, através da Ação Tribos Cidadania nas Trilhas da Cidadania.
Empoderamento feminino, igualdade e equidade de gênero, saúde e bem-estar, alterações climáticas, entre outros. Esses foram temas escolhidos pelos estudantes durante o treinamento, ministrado pelo palestrante da entidade, Guilherme Borba, na Escola Estadual AJ Renner. Diante da sensibilidade dos alunos em captar os assuntos mais pertinentes atualmente, Borba conta que foi surpreendido positivamente por eles.
“O que veio muito à tona foi o empoderamento e o respeito da mulher enquanto indivíduo, a violência doméstica e a igualdade de gênero, mas também, questões relacionadas às mudanças ambientais, como cuidar da água e aquecimento global”, disse o palestrante. “O mais legal foi eles perceberem que tudo isso está, de alguma forma, interligado e, com isso, entenderem que o cuidado que eles têm com o meio ambiente deve ser o mesmo com as pessoas”.
A atividade teve início às 8h30min e se estendeu até as 16h desta quarta-feira, 12. A vice-diretora da instituição de ensino e professora de Educação Física, Claudia Escobar Hendges, explica que foram selecionados alunos voluntários entre as 13 escolas onde a Tribos atua. “A ideia é que, através dessa capacitação, eles propaguem, na linguagem deles, o que estão aprendendo para os colegas”, disse Claudia. “Na verdade, o intuito é a transformação do mundo e esses jovens acabam se tornando uma importante ferramenta nesse processo”.
Entre os participantes, estava o estudante David Souza, 12, que não tirava os olhos do palestrante enquanto ele explicava a importância do conjunto dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS). Na simulação da conferência da ONU, o aluno representou a Arábia Saudita e escolheu saúde e bem-estar como um dos temas centrais, que teria como objetivo encontrar soluções para essa questão. “Eu estou achando tudo isso muito legal, porque aprendo coisas aqui que não aprenderia em outros lugares”, ressaltou o estudante. “Essa é uma boa oportunidade”.
Com um pouco mais de experiência, o estudante voluntário Allan Sander, 16, do 1º ano do Ensino Médio, conta que já participou de outras atividades desenvolvidas pela ONG e apoia totalmente iniciativas que propagam uma visão mais humana e solidária de sociedade. “Infelizmente, esses princípios são coisas que normalmente não esperamos das pessoas, e quando nós temos um movimento tão grande como esse da Tribos, nos espantamos com a quantidade de gente que quer participar e deseja doar seu tempo em prol de outras”, declarou Sander.
Atuação da Tribos é destaque na cidade
O membro da entidade Guilherme Borba, conta que hoje a Tribos é o maior movimento de voluntariado infanto-juvenil do Brasil, onde Montenegro é um das cidades em destaque. A coordenadora Hedi Thomsen, responsável pela ONG no município, revela que a vontade de viver em um mundo melhor a motiva a participar das ações.
“Nós temos que ser felizes aqui e agora, e isso só é possível se houver uma transformação de valores, ou seja, a partir de pequenos gestos na comunidade, na escola e fora dela”, ressaltou a coordenadora.
SAIBA MAIS
A ONG Parceiros Voluntários, através da Ação Tribos nas Trilhas da Cidadania, tem por objetivo a formação de sujeitos mais cidadãos, com interesses voltados às causas sociais. A partir dessas experiências em voluntariado, a entidade oportuniza a criação de uma parceria entre as instituições de ensino, fortalecendo o sentimento de pertencimento dos alunos e gerando bons resultados para toda a população.