Tribeirinhos lançam projeto “O lixo na escola”

Atividade ocorreu na EMEI Tio Riba e visa promover consciência ambiental a partir da destinação correta dos resíduos

Sabe aquele lixo reciclável? Que tal juntar esse resíduo e levá-lo até a escola do seu bairro para destino correto? Essa é a proposta do projeto ambiental “O lixo na Escola”, lançado nesta terça-feira, 4, pelos tribeirinhos da Emei Tio Riba. No total, são cerca de 23 alunos, com idade entre 5 a 6.

Com o salão lotado de alunos e convidados, os pequenos colaboradores das ações sociais da ONG Tribos: nas trilhas da cidadania, apresentaram para a comunidade a mais nova iniciativa da entidade que busca incentivar a destinação correta dos resíduos domésticos no município. Conforme a diretora da intuição, Letícia Vianna dos Santos, esse é um importante passo, pois além de aproximar as pessoas da escola, ainda possibilita um debate mais aprofundado sobre questões ambientais.

“Além do lançar o projeto, nesta tarde nossa intenção foi mostrar a comunidade os trabalhos desenvolvidos aqui na Emei Tio Riba através da atuação dos tribeirinhos”, disse a diretora. “São diversas ações realizadas desde o início do ano, quando a escola passou a integrar as atividades da Tribos, com isso, os alunos passaram a compreender a importância do meio ambiente para nossas vidas e, principalmente, o papel que cada um tem nesse processo.”

A disposição em querer fazer o bem para o planeta prendeu a atenção dos pequeno durante o evento

A professora de educação infantil e coordenadora do tribeirinhos na instituição, Rosangela Nunes da Rosa, conta que a ideia do projeto surgiu a partir das atividades desenvolvidas fora da escola. “Nos últimos meses, realizamos diversos trabalhos voltados para a educação ambiental, tudo com o intuito de despertar esse lado mais crítico das crianças”, disse. “Eles notaram que o planeta precisa de ajuda a partir de algumas.”
Como parte do projeto, os alunos irão percorrer algumas casas nas proximidades da escola solicitando aos moradores lixos recicláveis, que serão depositados em caixinhas carregados por eles. “Esses alunos são muito espertos, questionadores e participativos, agora esperamos que a população também caminhe nesse sentido colaborando com as ações”, salienta Rosângela.

Homenagem aos parceiros dos tribeirinhos
Durante o evento, como parte da programação, os tribeirinhos fizeram uma homenagem aos parceiros voluntários da escola, onde foram entregues sementinhas para serem cultivadas como forma de agradecimento ao apoio recebido durante as ações da ONG.

Entre os homenageados, estava o aposentado Arlindo Donato Caligaro, 78, que fez questão de falar a alegria de poder contribuir com a instituição de ensino. “Estou muito feliz em receber esse carinho, não esperava, já que tudo que fiz foi de coração sem receber nada em troca”, declara o aposentado.

Outro homenageado foi o gerente de loja Alexandre Souza da Silva, que foi representando a empresa apoiadora da Tribos. “É muito gratificante colaborar com as ações do tribeirinhos, pois são crianças que estão criando uma consciência desde cedo”, salienta.

Últimas Notícias

Destaques