Temporal causa estragos em vários bairros

Ruas alagadas, casas destelhadas e queda de árvores e postes

Um tufão – com vento, chuva e granizo – varreu parte de Montenegro na tarde dessa sexta-feira, 17, e causou diversos estragos. O Instituto Baroclima registrou 52 milímetros de chuva em apenas 20 minutos em sua estação, no bairro Centenário. A estimativa é de que, em alguns pontos, as rajadas de vento alcançaram de 80 a 90 quilômetros por hora.

O temporal também causou transtornos ao trânsito. O relatório parcial dos Bombeiros Militares e da Defesa Civil aponta 28 ocorrências de queda de árvores e 48 residências destelhadas, além de 12 postes da rede elétrica caídos, deixando residências sem energia elétrica. Não há registro inicial de feridos.

Um minimercado localizado na rua Hans Varelmann, no bairro Timbaúva foi parcialmente destelhado. “Deu um tufão, uma rajada, e levantou a parte de cima do telhado”, relata Rafael Perolin. O estrago comprometeu cerca de metade do telhado, além disso, alguns materiais foram levados pelo vento para o telhado do vizinho, causando estragos por lá.

Conforme Rafael, a água entrou no segundo andar do prédio, mas não no mercado devido à presença de uma chapa. Segundo ele já foram providenciados reparos. Rafael destaca que a situação foi inesperada e que a família nunca havia enfrentado um evento desse tipo anteriormente.

Na rua Dr. Bruno de Andrade houve queda de árvores

Outros transtornos

A rua Bruno de Andrade, no sentido Centro-Timbaúva ficou com fluxo em meia pista devido a queda de árvore (próximo do albergue). Uma situação mais preocupante é da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Santo Antônio, que precisou ser fechada devido aos estragos, sem previsão de reabertura. A Administração Municipal prometeu apenas que “as instalações do posto serão recuperadas nas próximas semanas”, e orientou a população a se dirigir até a UBS Centro (rua Ramiro Barcelos).

A rua João Pessoa, na quadra entre as ruas Santos Dumont e Osvaldo Aranha, também teve ponto de alagamento

No Centro, a rua João Pessoa, na quadra entre as esquina das ruas Santos Dumont e Osvaldo Aranha, também teve ponto de Alagamento. A Buarque de Macedo também foi invadida pelo volume de água, assim como várias ruas do bairro São João.

O Corpo de Bombeiros recebeu dezenas de ligações de pessoas pedindo socorro. Os principais pontos de alagamentos foram na região afetada pela enchente histórica do ano passado, entre os bairros Industrial, Cinco de Maio, Senai, Timbaúva, Centro e Municipal.

Fato curioso

Enquanto no Centro e em bairros como São João e Santo Antônio foi registrada chuva intensa, moradores de bairros como Aeroclube, Santa Rita e Germano Hencke dizem que por lá o volume de água foi pouco e sem ventania. No interior, na localidade de Passo da Amora, há relatos de que nem mesmo choveu.

Rua Apolinário de Moraes esquina com a rua José Luís

Últimas Notícias

Destaques